Diário dos Trilhos – O primeiro trem da nova frota do Metrô de São Paulo, que será utilizada na Linha 17-Ouro, está perto de chegar ao Brasil.
Segundo o site Via Trolebus, o site “Marine Traffic” informa que a embarcação “Kong Que Song” chegará no dia 29, tres dias depois do estimado inicialmente.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Esta embarcação está em águas internacionais da América do Sul, se aproximando do Porto de Santos, onde os carros de passageiros serão desembarcados antes de seguir para a capital.
Após os procedimentos de liberação aduaneira, o trem será transportado ao Pátio Água Espraiada para a montagem e início dos protocolos de testes, que garantem os certificados de segurança e a liberação para a operação, no processo chamado de comissionamento.
Essa composição faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô junto à BYD e cada trem do monotrilho é formado por cinco carros, sendo que os carros de extremidade contam com 21 assentos cada e os carros intermediários contam com 24 assentos cada, totalizando 114 assentos e com capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente.
A composição possui passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).
A Linha 17-Ouro foi prometida para a Copa do Mundo de 2014, e sua obra começou em 2012. Desde então houveram reinícios e novas suspensões, decisões judiciais e trocas de governo, com a promessa de enfim concluir a construção.
A gestão atual de Tarcísio de Freitas pretende entregar a fase 1 da linha até 2026, ano eleitoral e assim tirar de fato o novo ramal do papel.
Essa fase 1 contará com oito estações construídas em um trecho de 8,3 km de vias, permitindo a integração com as linhas 5-Lilás (Campo Belo), 9-Esmeralda (Morumbi) e ao Aeroporto de Congonhas.
Fonte: https://diariodostrilhos.com/2024/06/26/primeiro-trem-da-linha-17-ouro-chega-ao-brasil-neste-mes/
Seja o primeiro a comentar