Winco celebra 35 anos com parcerias e expansões relevantes no setor ferroviário
Em janeiro de 1989, em São Paulo, a Winco Comércio Internacional nasceu como uma empresa de representação de eqUipamentos e componentes ferroviários, com foco principalmente em exportação para EUA, África, Europa e Oriente Médio. Para se ter uma ideia, ao longo de 35 anos de existência, a companhia intermediou a venda para outros países de mais de 5 mil vagões para transporte de carvão, bauxita, manganês, brita e grãos. O negócio cresceu no ritmo da produção pós-concessão das ferrovias, levando a Winco a diversificar sua atuação no mercado e a se expandir em termos de estrutura.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Além da representação de vendas, a empresa passou a funcionar como uma trading, com o objetivo de não só fornecer à ferrovia produtos e soluções técnicas, mas também trazer ao Brasil novas tecnologias utilizadas no exterior. Em paralelo, fechou parcerias de peso no setor, como a de 2009, quando se tornou a distribuidora oficial e representante dos produtos da Wabtec Corporation, que na época vendia no país sistemas de freios e componentes. Em 2012, já com know-how e presença relevante no mercado brasileiro de freios, criou a divisão WEF (Winco Equipamentos Ferroviários), focada no gerenciamento dessa operação. Naquele mesmo ano, a empresa recém-inaugurada foi vendida à Wabtec.
No Brasil, as parcerias da Winco são diversas e hoje incluem a representação de vendas no exterior de empresas que produzem componentes destinados a vagões (fundidos, molas, rodas e eixos), locomotivas (rodas, eixos e motor de tração) e via permanente (talas de junção, placas de apoio, tirefonds e grampos). Os clientes vão de fornecedores e fabricantes de equipamentos a operadoras de cargas e de passageiros mundo afora.
Nos últimos 20 anos, a empresa promoveu a exportação pela indústria brasileira de mais de 3 milhões de elementos de via, 25 mil toneladas de fundidos e 30 mil rodas para vagões e locomotivas. Grande parte dessas exportações aconteceu até 2010, quando o mercado foi impactado pela forte concorrência asiática.
Novos produtos
Durante sua trajetória, a empresa atuou na identificação de novos produtos com tecnologia inovadora e custo-benefício atrativo. A primeira parceria foi construída com uma empresa norte-americana detentora de tecnologia em projeto e fabricação de vagões gôndolas e hopper com caixa em alumínio, largamente utilizado pelas ferrovias americanas para o transporte de carvão mineral. Essa tecnologia propicia maior resistência à corrosão e também aumenta em seis toneladas a carga transportada em função da redução da tara do vagão. Diversas exportações foram realizadas para mineradoras de carvão localizadas na América do Sul.
A Winco também foi a primeira empresa a introduzir no mercado brasileiro aparelho de choque e tração com elastômero em substituição às molas de aço, proporcionando maior absorção de energia e maior durabilidade. Outros produtos que compõem o seu portfólio são amparo balanço de contato constante, dormentes de madeira tratada, sistema de comportas automáticas para vagões para descarga de minério e equipamentos de medição de alta performance para rodas e trilhos.
“Além do setor ferroviário, a Winco tem forte presença na mineração, com o fornecimento de peças fundidas de aço carbono, manganês e buchas de bronze para a indústria internacional de equipamentos. A exportações são para países localizados na América do Norte, Europa e Ásia”, ressalta o presidente da Winco, Paulo João. O executivo tem longa experiência no setor ferroviário, sendo oriundo da Cobrasma, onde exerceu o cargo de gerente de Exportação.
América do Sul
Nas mais de três décadas, a Winco expandiu seus negócios além da fronteira brasileira. Em 2015, incorporou em Montevidéu, no Uruguai, a WincoRail International, com o objetivo de fortalecer as vendas para o mercado sul americano. No ano seguinte, o voo foi mais alto. Em Santa Marta, na Colômbia, a empresa inaugurou uma operação de armazenamento e distribuição in loco de produtos e equipamentos às ferrovias colombianas. Nesse espaço, chegam os mais diversos componentes produzidos no Brasil e em outros países, para material rodante e via permanente.
“Começamos como uma empresa de representação, mas aos poucos fomos oferecendo outros serviços, pois nosso objetivo sempre foi estreitar o vínculo com o cliente. O foco está em perceber o que ele precisa, para assim ajudarmos com a oferta de soluções que vão além da própria venda. Já realizamos treinamento em oficinas de manutenção de vagões, desenvolvemos equipes para a montagem de equipamentos e inspeção de qualidade”, finaliza Paulo João.
*Informe Publicitário
Be the first to comment