Trem entre São José dos Campos e São Paulo pode tirar projeto antigo do papel

G1 – O anúncio do Governo do Estado de São Paulo sobre a possibilidade de construir uma linha de trem entre São José dos Campos e SP não é a primeira discussão sobre um projeto para ligar o interior à capital paulista.

No dia 23 de maio, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o projeto Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste, entre São José e SP, foi incluído no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

A previsão é que o percurso entre a maior cidade do Vale do Paraíba e a capital paulista dure cerca de 1h15. O investimento será de R$ 6 bilhões.

O trajeto, que deverá ter entre 80 e 130 quilômetros no total, vai ser feito a partir de uma linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – leia mais detalhes abaixo.

Caso saia do papel, esse projetou colocará fim a uma discussão que se arrasta a décadas, mas que ainda não conseguiu pôr em prática uma linha de frente entre a capital e o interior. Veja abaixo o histórico de discussões de projetos como esse:

‘Trem-bala’

O primeiro projeto começou em 2007, quando o governo federal anunciou a intenção de implantar um Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligaria Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), em um projeto estimado em R$ 16 bilhões.

O projeto previa que a primeira estação seria no centro de Campinas e a última em Leopoldina, no Rio de Janeiro. O trem-bala faria paradas nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), além das estações no Campo de Marte (SP) em São José dos Campos (SP) e em Volta Redonda (RJ). Haveria ainda estações alternativas em Jundiaí (SP) e Aparecida (SP).

Responsável pelo plano, a Agência de Desenvolvimento do Trem Rápido entre Municípios tinha como objetivo construir aproximadamente 500 quilômetros em uma obra de oito anos.

Em junho de 2009, a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, chegou a afirmar que o TAV ficaria pronto para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Pouco mais de um ano depois, em julho de 2010, o governo federal publicou o edital para o ‘trem-bala’. Até aquele momento, já haviam sido investidos US$ 10 milhões na realização de estudos e projetos que possibilitaram a elaboração do edital.

No mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que era “plenamente possível” o Brasil inaugurar o trem-bala até 2016, ano em que o país foi sede dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Em 2012, o governo federal descartou oficialmente a entrega das obras para a Olimpíada e passou a prever para 2020.

Já em 2013, durante o governo da presidente Dilma Rousseff (PT), quando o trem-bala ainda seguia em pauta, uma verba de R$ 267 milhões foi incluída no orçamento de 2014 para tentar tirar a ideia do papel – o leilão chegou a ser marcado, mas foi adiado três vezes.

Trem intercidades

Enquanto o trem-bala seguia sendo discutido pelo governo federal, a ideia de um Trem Intercidades surgiu também na esfera estadual, em São Paulo.

A proposta começou a ganhar destaque em 2013, quando foi anunciado para 2014 o prazo para publicação do edital que previa uma Parceria Pública Privada (PPP). A ideia era ligar tanto o interior quanto à Baixada Santista à capital.

Na época, o plano tinha como objetivo utilizar a área férrea já existente no eixo norte-sul, interligando Americana (SP) até Santos (SP), e no eixo leste-oeste, entre Sorocaba (SP) e Taubaté (SP).

A primeira etapa de obras com 430 quilômetros de extensão teria início por Campinas e passaria ainda por diversas cidades, como por exemplo Jundiaí.

Quatro anos depois, o então candidato ao governo de São Paulo, João Doria, garantiu que iria, se eleito, tocar o projeto do antecessor, sem uso de dinheiro público na implantação.

Em 2019, o então ministro da Infraestrutura e atual governador de SP, Tarcísio de Freitas, disse em audiência na Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados que o governo federal pretendia atrelar a implantação do trem intercidades à renovação da concessão das linhas férreas, sob responsabilidade das empresas de carga.

Até o momento, porém, nada saiu do papel.

Novo projeto em São José

Com o novo plano de ligar São José dos Campos e São Paulo por trilhos, oficialmente integrado no PPI, o governo estadual vai dar início aos estudos que vão definir os detalhes do projeto. Apesar disso, algumas informações já estão sendo discutidas. Veja os principais planos até agora:

Qual será o trajeto?

A ideia é aproveitar uma linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Até o momento, as principais opções são:

  • a linha 11 Coral, que liga a Estação da Luz até Mogi das Cruzes
  • a linha 12 Safira, que vai do Brás até Poá.
  • a linha 13 Jade, que permitiria uma conexão com o Aeroporto de Guarulhos

“As alternativas de traçado que a gente tem são todas considerando extensões das linhas 11, 12 e 13. A maior viabilidade é a extensão da 13, para chegar em São José dos Campos. Seria a concessão da 13 e uma outra concessão para o Trem Intercidades (TIC) de São José para São Paulo, engatando na 13. Já teria essa conexão”, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante o anúncio.

Quando a operação será iniciada?

Ainda não há uma previsão para início da operação. A única previsão em relação a datas da linha de trem entre São José e São Paulo é para apresentação do projeto para a iniciativa privada, o que está previsto para acontecer em 2027.

“A gente deve fechar a contratação do BID, que estudou o trem intercidades Campinas-São Paulo, para estudar também o Santos-São Paulo e São José dos Campos-São Paulo. A perspectiva é que a gente feche o contrato para estudos entre junho e julho. Depois a gente tem um período de análise de pré-viabilidade. Depois o estudo propriamente dito, de maneira que eles devem ficar prontos em 2026, para que a gente possa levar a mercado em 2027”, explicou Tarcísio.

Qual deve ser o valor da tarifa?

Também não há definição em relação ao valor da tarifa.

Outro projeto de Trem Intercidades em andamento no estado – o do Eixo Norte, para Campinas, tem como previsão para preço máximo da passagem o valor de R$ 64, conforme o edital.

Considerando que a distância de São José dos Campos para São Paulo (cerca de 92 quilômetros) é próxima da distância entre Campinas e SP (cerca de 98 quilômetros), é possível imaginar que o valor da tarifa também seja parecido.

De acordo com o Governo de SP, todos os detalhes, como o trajeto final e a integração com linhas de transporte sobre trilhos, serão definidos por estudos de viabilidade.

“Com a qualificação no PPI-SP, o Governo de São Paulo dará início ao processo de contratação e elaboração dos estudos para avaliar a viabilidade do projeto, além de serem levantados modelos de negócio para a estruturação da iniciativa”, explica o governo.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2024/06/02/trem-entre-sao-jose-dos-campos-e-sao-paulo-pode-tirar-projeto-antigo-do-papel.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0