Veja 14 detalhes sobre os novos trens da “Série 600” da Linha 6-Laranja

Metrô CPTM – A Linha Uni e a Alstom apresentaram como serão as novas composições que deverão trafegar pela Linha 6-Laranja. Os 22 trens deverão começar a ser entregues ainda este ano para realizar testes a partir de 2025.

Nesta matéria detalharemos informações adicionais sobre os novos trens e algumas curiosidades tecnológicas das composições.

Frota

A frota de trens será composta por 22 composições. Nos trens está a identificação de “C600”, podendo-se inferir que as composições da Linha 6-Laranja seriam da “Série 600”.

Trabalho em 3D

A criação de um novo trem é feita para atender a demanda de cada cliente dentro de especificações pré-definidas. Neste sentido a equipe da Alstom realizou um trabalho de design das composições utilizando softwares para modelagem tridimensional.

O trabalho inicia-se com rascunhos virtuais até que se atinja um maior nível de detalhamento. Todo o trabalho de definição de design é validado junto à concessionária respeitando os requisitos do poder concedente.

Gabarito

A estrutura do trem é mais compactada do que aquelas que são vistas em trens metropolitanos. Para que possa se adaptar aos trechos em túneis, os trens da Linha 6-Laranja precisam respeitar regras como o gabarito estático e o gabarito dinâmico.

O gabarito estático é a forma fixa do trem delimitada principalmente pela caixa metálica. Já o gabarito dinâmico se refere às pequenas movimentações que o trem apresenta enquanto está em circulação.

A composição foi adaptada para que pudesse trafegar em trechos cujo raio mínimo de curva é de 300 metros, garantindo total segurança operacional. As caixas possuem leve inclinação, apresentando formato trapezoidal.

A forma do trem também contribui para uma economia de recursos de fabricação. Além disso, o modelo da caixa e da máscara do trem facilitam o processo de limpeza pelas máquinas de lavar trens.

Cores

As cores internas dos trens são validadas junto à concessionária de forma a tornar o ambiente mais agradável. As cores escolhidas foram o cinza claro para o salão (Pantone Cool Gray 1 C), Laranja para os bancos e revestimento da cabine (Pantone P20-8 U), o azul para os bancos preferenciais (Pantone 281 U) e cinza escuro para as grelhas de ventilação (Pantone 445 C)

Bancos

O padrão de banco dos trens adota disposição inteiramente longitudinal. A vantagem deste modelo é a possibilidade de aumentar o espaço útil do salão, acomodando mais passageiros e  permitindo melhor circulação de pessoas na região das portas.

As composições da Linha 6-Laranja terão ao todo 252 lugares, além de espaços reservados para cadeirantes.

Mapas dinâmicos

Uma das curiosidades que pode pairar é a existência de mapas dinâmicos dentro dos trens. Sob cada uma das portas estará disponível um display com pontos de LED indicando a passagem das estações.

Este modelo será semelhante àquele adotado nos trens  do Metrô de São Paulo. Não se sabe se os leds serão unicolores (Linha 4 e 5) ou bicolores (Linhas 1, 2 e 3)

Portas e saídas de emergência

A escolha das portas e saídas de emergência são aspectos importantes e que estão intimamente ligados com a construção do novo trem. Foi revelado que as novas composições deverão ter portas de corrediça externa (porta plug).

Isso ocorre devido a inexistência de espaço útil para o recolhimento das folhas de porta dentro da caixa do trem, como ocorre com a maioria das composições.

As saídas de emergência estarão disponíveis em duas portas por carro, nas laterais do veículo. Foi adotado este padrão devido a presença de passarelas de emergência na Linha 6-Laranja, uma especificação contemplada na obra.

Vidros e janelas

As janelas dos trens são mais amplas do que aquelas vistas em composições convencionais. A ideia aqui é trazer maior conforto visual ao passageiro tornando sua viagem, mesmo que no subterrâneo, mais tranquila.

Os vidros, incluindo aqueles presentes na máscara do trem, são todos planos. A presença destes vidros significa melhores condições de manutenção e facilidade de compra, uma vez que vidros curvos são muito mais caros.

Comunicador acessível

Um ponto importante, e inédito nos trens de São Paulo, são os intercomunicadores acessíveis para os passageiros com cadeira de rodas. Em um nível mais baixo, eles permitem que estas pessoas também contem com um importante recurso de comunicação junto ao CCO em casos de necessidade.

Receitas acessórias

As receitas acessórias são um ponto importante para aumentar a rentabilidade da concessionária. Neste sentido o novo trem foi desenvolvido de forma a facilitar a exploração de receitas não tarifárias através, por exemplo, de propagandas adesivadas.

As composições deverão ter no futuro telas para transmissão de mensagens multimídia. Elas deverão ser instaladas na região central de cada carro em espaço dedicado.

O plano de exploração de receitas acessórias ainda está em fase inicial de desenvolvimento e poderá trazer benefícios para a empresa no futuro.

Aceleração e frenagem

Dois componentes importantes do trem são as acelerações e frenagens. Neste sentido, os trens da Linha 6-Laranja têm diversos níveis de desempenho.

A velocidade máxima de serviço será de 90 km/h,  valor é semelhante às velocidades do Metrô em determinados trechos.

Em termos de aceleração, o novo trem deverá movimentar a taxa de 1,3 m/s². Geralmente as composições metroviárias são mais ágeis, tendo em vista a pequena distancia entre as estações. As frenagens são de 0,8 m/s² nas regiões de plataformas, ou seja, uma frenagem suave. Em emergência a frenagem será de 1,2 m/s²

Frenagem elétrica

A frenagem elétrica é outro elemento importante. O projeto prevê que 95% da frenagem dos trens seja realizada através do sistema elétrico, onde o motor atua como gerador e joga a energia para o sistema de alimentação.

Isso pode possibilitar uma oportunidade de economizar energia, sobretudo nos trechos onde a presença de declividades pode gerar maior esforço por parte dos trens.

Comunicação remota e constante

Os trens da Linha 6-Laranja incorporam a tecnologia de UTO GoA4 onde não existe a necessidade de operadores durante a condução dos trens. Para além disso, cada trem estará intimamente conectado a uma rede de transmissão de informações.

A digitalização dos dados das composições permitirá que o CCO visualize em tempo real as condições do trem. Uma câmera disposta na parte frontal das composições possibilita que o controlador de tráfego visualize o trecho a frente do trem.

Todos os dados vitais do trem serão transmitidos ao centro de controle por meio do sistema  SCMVD (Sistema de Comunicação Móvel de Voz e Dados) em rede dedicada com frequência de 5,8 GHz.

Manutenção Preditiva

Os trens da Linha 6-Laranja poderão incorporar um sofisticado processo de manutenção chamado de “manutenção preditiva”. A ideia aqui não é apenas atuar de forma preventiva ou corretiva, mas prever quando uma falha poderá ocorrer.

O sistema de transmissão de dados também estará conectado com os sistemas internos do trem, indicando as ocorrências da composição e possíveis falhas, de tal modo que caso alguma inconsistência seja encontrada, o CCO, juntamente com a manutenção, poderá traçar uma estratégia operacional para sanar o problema.

Isso significa que, em geral, os trens da Linha 6-Laranja poderão ter ainda mais disponibilidade operacional, já que as falhas estão em constante processo de monitoramento.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/veja-14-detalhes-sobre-os-novos-trens-da-serie-600-da-linha-6-laranja/

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