Época Negócios – Embora o Japão seja popularmente conhecido por ser um país de alta tecnologia, com trens-bala, banheiros aquecidos e até cafés servidos por robôs, parece que em alguns casos o toque humano ainda faz parte das atividades rotineiras. É isso que mostra uma foto tirada pelo turista Henry Burrows, durante uma viagem de Osaka para Nara.
Em um post no Flickr, ele registrou um atendente saindo de dentro uma máquina automática de passagens em uma estação ferroviária. Isso acontece quando um passageiro aperta o botão de ‘ajuda’. A maioria das estações por lá já não contam mais com bilheterias ou atendimento realizado por humanos.
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“Não consegue descobrir como usar as máquinas de passagens na estação? Um homem prestativo sairá de uma delas e apertará os botões para você”, escreveu Burrows.
Outro turista que contou ter usado o sistema no Japão publicou no Reddit: “Aconteceu comigo em Fukouka, na estação de trem. O cara foi superprestativo e seu inglês era excelente! Vá para o Japão!”.
Ao MailOnline Travel, Haroun Khan, da Japan Rail Pass, disse: “Essas estações contam com cabines automatizadas onde um atendente ou representante de atendimento ao cliente aparece por meio de um painel oculto para prestar assistência. A configuração é bastante comum em estações mais antigas ou menos modernizadas, onde nem sempre há funcionários em tempo integral presentes ou onde não há espaço suficiente para um balcão de atendimento tradicional”.
A recomendação é que só se use o botão se realmente a ajuda for necessária — para não sobrecarregar os funcionários já bastante ocupados.
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