Correio Braziliense – A West Japan Highway (JR West), responsável por operações de trens no Japão, trouxe uma ferramenta inusitada para realizar a manutenção de ferrovias. Trata-se de um robô humanoide, que é responsável por tarefas como a pintura e jardinagem das linhas.
Ele funciona de forma remota, em que um operador posicionado em solo controla o robô. Essa pessoa pode ter os “olhos e ouvidos” do equipamento por meio de um óculos especial, que mostra imagens capturadas por câmeras embutidas na máquina.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com o presidente da JR West, Kazuaki Hasegawa, a posição do funcionário no chão permite que ele trabalhe com segurança, ao mesmo tempo que o robô realiza tarefas no ar. Além disso, também é possível garantir a proteção durante tarefas em condições perigosas, como ao lidar com cabos de energia.
Por meio de sensores de movimentação, é possível fazer com que a cabeça do robô vire na mesma direção e intensidade que o deslocamento do funcionário. Também há retorno de som captado pelo equipamento, para facilitar os trabalhos realizados.
O robô tem um alcance vertical de 12 metros, e é capaz de levantar pesos de até 40 kg. O movimento dos braços é feito por meio de alavancas, e eles podem ser equipados com garras ou pincéis, dependendo da finalidade.
A sensibilidade dos controles também pode ser alterada para corresponder à tarefa — afinal, os movimentos para realizar uma pintura delicada nas linhas é diferente do necessário para cortar algo com uma motosserra, por exemplo.
Além de permitir um trabalho mais seguro em tarefas potencialmente perigosos, o robô também poderão aumentar a força da mão de obra, já que o Japão tem uma sociedade envelhecida. Além disso, estima-se que as horas de trabalho de manutenção seja reduzida em cerca de 30%.
Be the first to comment