Metrô CPTM – Aparentemente “esquecida” nos planos de concessão do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), a Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo também deverá ser repassada para a iniciativa privada no futuro.
O ramal de monotrilho deveria ter sido concedido à ViaMoblidade Linha 15 em 2019 após leilão onde apenas a empresa participou. Mas uma trapalhada promovida pela Justiça de São Paulo impediu a assinatura do contrato, aceitando argumentos absurdos que diziam que o governo do estado não poderia conceder o ramal sem aprovação legislativa, entre outros aspectos surreais.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Mais tarde a mesma Justiça anulou a decisão após descobrir que o grupo privado não havia sido ouvido na ação. Apesar de liberada pela Justiça, a concessão foi pausada pelo governo estadual por razões nunca esclarecidas.
Semanas atrás, no entanto, Márcio Hannas, CEO da CCR Mobilidade, afirmou que o grupo não tinha mais interesse em assumir a Linha 15-Prata nas condições originais. “Esse processo já faz muitos anos. Então, obviamente, esse processo licitatório já caducou. E o que cabe agora é uma nova licitação. Não faz sentido assumir um contrato de uma licitação feita há tanto tempo atrás em certamente outra realidade”, disse o executivo durante entrevista à Revista Ferroviária.
A declaração acabou gerando uma repercussão distorcida sobre o assunto, com veículos de imprensa afirmando que o governo havia “revogado” a licitação. Segundo o site apurou, esse processo está em andamento, ou seja, não foi concluído.
A decisão é natural já que a gestão atual está implementando uma estratégia diferente de concessões, em que os ramais em operação deverão servir como atrativos para a construção de outras linhas.
Seguindo esse raciocínio, o governo planeja oferecer a Linha 1-Azul dentro de um pacote com a Linha 20-Rosa, e a Linha 2-Verde associada à Linha 19-Celeste, por exemplo.
O formato dessas concessões estão em estudo ainda e pode sofrer alterações. O que se entende, no entanto, é que a Linha 15-Prata também fará parte desses “pacotes”.
Uma possibilidade seria integrá-la à concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix, da CPTM, que está no radar da Secretaria de Parcerias em Investimentos.
Os três ramais terão vários pontos de conexão, o que tornaria a operação bastante eficiente.
A Linha 10, por exemplo, terá pontos de interligação com a Linha 15 em Ipiranga e com a Linha 14 na futura estação ABC. Já a Linha 14 também encontrará a Linha 15 na estação Sapopemba.
Seja como for, é pouco provável que o ramal de monotrilho volta a ser oferecido de forma isolada, o que reduziria seu poder de atração.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/linha-15-prata-pode-entrar-em-pacote-de-concessao-com-outros-ramais/
Seja o primeiro a comentar