Diário do Comércio (MG) – O processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) pode ser iniciado a partir de agosto, segundo afirmou secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. A companha de logística VLI, concessionária da FCA, espera chegar a um acordo com a União até o início de 2025, revela o CEO da empresa, Fábio Marchiori.
As declarações foram prestadas na fábrica da Wabtec Brasil, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), durante cerimônia de entrega das primeiras 12 locomotivas ES-43BBI. Os novos equipamentos incrementarão a frota atual da FCA administrada pela VLI, em um contrato de R$ 300 milhões que a companhia logística firmou com a fabricante há cerca de um ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As locomotivas atenderão ao aumento da demanda por transporte de cargas no corredor Sudeste da companhia, por onde grãos, açúcar, fertilizantes e outros produtos são escoados entre Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
George Santoro esclareceu, também, que o Ministério dos Transportes firmou compromisso com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a VLI, para que o procedimento administrativo para a abertura da audiência pública de renovação antecipada da concessão seja finalizado ainda neste mês.
“Iniciamos as tratativas com a empresa e, essa semana, fizemos uma reunião de approach final. Combinamos que até o final desse mês, dia 30 de julho, a gente deve deixar tudo preparado para poder avançar na ANTT e publicar a audiência pública, provavelmente, no início do mês de agosto”, disse Santoro.
Investimentos serão feitos nos próximos 30 anos
O CEO da VLI, Fábio Marchiori, disse que o processo de negociação é longo, mas que espera a renovação antecipada até o início do próximo ano. “A gente está mirando essa renovação antecipada de comum acordo entre nós e o Ministério dos Transportes para o início de 2025”, declarou.
“Renovada a concessão, existem investimentos mínimos a serem feitos, de R$ 25 bilhões nos próximos 30 anos. Isso envolve material rodante, como locomotiva e vagões, envolve via permanente, os trilhos, os dormentes e a melhoria da tecnologia de comunicação”, completou.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/economia/renovacao-atencipada-fca-investimentos-25-bi/
Seja o primeiro a comentar