Quase um Maracanã inteiro dá calote diariamente nos trens da SuperVia

O Globo – Nesta discussão sobre a viabilidade do sistema de trens na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que envolve, por exemplo, uma disputa judicial entre a atual concessionária que administra o serviço e o governo do Estado, um aspecto fundamental tem passado despercebido: a segurança.

Todos os ramais da SuperVia enfrentam problemas que não incluem apenas o que acontece “na linha férrea”, como os casos de passageiros que não pagam suas passagens – cujo prejuízo diário é de R$ 380 mil –, o vandalismo, e o furto e roubo de mobiliários.

No sábado passado, por exemplo, explodiu uma disputa de traficantes na região de Costa Barros, na Zona Norte do Rio. Resultado: a rede aérea foi atingida por tiros. A SuperVia precisou reorganizar sua logística para não interromper completamente o ramal Belford Roxo.

Entre os dias 6 e 10, a empresa perdeu 8,5 mil passageiros. Os reparos só foram possíveis na quarta-feira, quando a situação acalmou. Antes, não havia segurança para os colaboradores fazerem o conserto da rede aérea.

Aqui, uma lista dos problemas enfrentados pela concessionária:

. 54 mil passageiros viajam diariamente sem pagar, provocando um prejuízo de cerca de R$ 380 mil por dia. É quase um Maracanã inteiro de gente.

. O vandalismo dos visores das portas representa um gasto mensal de R$ 150 mil.

. Por mês, a concessionária desembolsa R$ 20 mil para repor sistemas fixos contra incêndio e extintores. Somente até junho, foram furtados 26 extintores dos trens e dois, de estações. Em 2023, foram 63 extintores.

. No primeiro semestre deste ano, foram subtraídos 886 assentos, gerando um prejuízo de R$ 124,6 mil. A substituição dos estofados pela chapa de acrílico é uma tentativa de frear esse tipo de crime. De março de 2023 a abril de 2024, foram furtados 2.199 assentos, causando um prejuízo de R$ 317 mil.

. Os cinco itens mais vandalizados/furtados entre janeiro e junho de 2024 foram: visor de portas (3.027); assentos e encostos (886); grampo de fixação (637); placa de apoio (54); alavanca de emergência (43)

. As cinco estações com mais casos de furtos/vandalismo: Central do Brasil (876 ocorrências); Japeri (321); Santa Cruz (263); Deodoro (136); Gramacho (82).

Fonte: https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo-gois/post/2024/07/quase-um-maracana-inteiro-da-calote-diariamente-nos-trens-da-supervia.ghtml

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