O Globo – Para facilitar o deslocamento dos candidatos que farão as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) no próximo domingo, dia 18, o Estado do Rio de Janeiro vai contar com um esquema especial de transporte. O estado é o segundo maior em número de inscritos, com 274 mil candidatos.
A iniciativa foi solicitada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que requisitou a colaboração das prefeituras e dos governos estaduais para assegurar o funcionamento adequado do transporte público e a abertura de lanchonetes, restaurantes e padarias próximos aos locais de prova.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Transportes intermunicipais
Ônibus – O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), ligado à Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, notificou as empresas de ônibus intermunicipais para reforçarem a frota no dia do concurso.
Barcas – A CCR Barcas informou que operará a linha Arariboia com intervalos de uma hora, das 6h às 23h, no sentido Praça XV – Arariboia, e das 5h30 às 23h30, no sentido contrário. Além disso, a empresa terá mais equipes de atendimento nas estações e uma embarcação adicional para atender à demanda extra de passageiros.
Metrô – O MetrôRio também se preparou, antecipando a abertura das estações para 6h30, meia hora antes do horário convencional de domingo. Já o fechamento ocorrerá às 23h, seguindo o funcionamento normal do dia.
A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. A concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas.
Trens – A Supervia, que administra os trens urbanos, ainda não divulgou possíveis ajustes em sua operação.
Na capital
A Secretaria Municipal de Transportes do Rio determinou que, no domingo de manhã, a operação dos ônibus municipais 20% maior do que o usual.
Já o Centro de Operações Rio (COR) informou que vai divulgar o esquema da cidade para o CNU nesta quinta-feira, dia 15.
De olho no relógio
As provas serão realizadas em dois turnos: pela manhã, os portões abrirão às 7h30 e fecharão às 8h, com o início das provas às 8h30. À tarde, os portões abrirão às 13h e fecharão às 13h30, com as provas começando às 14h. Os candidatos devem chegar com antecedência para evitar contratempos.
O concurso está organizado em oito blocos temáticos, cada um voltado para diferentes áreas de atuação e com níveis variados de concorrência. No Rio de Janeiro, a competitividade é alta, especialmente nos blocos de Gestão Governamental e Administração Pública, e no bloco de Nível Intermediário, que registra o maior número de inscritos.
- Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 727 vagas, 121.838 inscritos.
- Tecnologia, Dados e Informação: 597 vagas, 77.943 inscritos.
- Ambiental, Agrário e Biológicas: 530 vagas, 102.922 inscritos.
- Trabalho e Saúde do Servidor: 971 vagas, 336.284 inscritos.
- Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: 1.016 vagas, 300.766 inscritos.
- Setores Econômicos e Regulação: 359 vagas, 74.283 inscritos.
- Gestão Governamental e Administração Pública: 1.748 vagas, 429.370 inscritos.
- Nível Intermediário: 692 vagas, 701.029 inscritos.
O GLOBO, em parceria com o Direção Concursos, vai divulgar, a partir das 20h de domingo, o gabarito extraoficial das provas do CNU. Será realizada uma live, com transmissão no site e nas redes sociais do GLOBO, na qual mais de 20 professores comentarão as principais questões de todas as provas.
Seja o primeiro a comentar