Metrô CPTM – O governo do estado está planejando novas linhas ferroviárias para a região metropolitana de São Paulo e um delas será a Linha 25-Topázio.
Trata-se da nova denominação do Arco Sul , uma linha de trens metropolitanos que poderá ser implantada na região sul da Grande São Paulo.
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A mais nova versão da Linha 25-Topázio prevê atender quatro municípios na região metropolitana: a capital São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo e Embu das Artes.
O site teve acesso aos estudos da rede futura que não só mostram o traçado proposto para o novo ramal como as estações, demanda e investimentos previstos para o novo trecho.
Trilhos se sobrepondo aos ônibus da Metra
O trecho contará com 21 estações. Em Embu das Artes estão previstas as estações Embu, Pataxós, Jardim São Marcos e Jardim Vitória.
Em São Paulo estão previstas as estações Parque Munhoz, Campo Limpo (L5/L24), Jardim São Luiz, Guido Calói, Atlântica, Jurubatuba (L9), Sabará, Yervant, Vila Joaniza, Cidade Ademar e Jardim Miriam.
Já em Diadema estão previstas as estações APAE Diadema, Vila Conceição e Casa Grande.
Por fim, em São Bernardo do Campo estão previstas as estações Independência, Álvaro Guimarães e São Bernardo do Campo, esta localizada no coração do sistema de corredores de ônibus operados pela Metra.
A empresa controlada por um influente grupo empresarial tem conseguido evitar que os trilhos cheguem ao município, como ocorreu com a Linha 18-Bronze.
Inicialmente o monotrilho teve um trecho suprimido por percorrer boa parte do trajeto do Corredor ABD e em 2019 o ramal que seria operado pela empresa VEM ABC acabou substituído pelo “BRT ABC” pela gestão do ex-governador João Doria.
Demanda elevada
A demanda estimada para o novo trecho será de 616 mil passageiros por dia. As estações com maior destaque são Jardim São Marcos (99 mil passageiros/dia), São Bernardo do Campo (95 mil passageiros/dia) e Campo Limpo (90 mil passageiros/dia).
Algumas das características iniciais da Linha 25-Topázio são:
Intervalos de 3 minutos no horário de pico
Extensão de 34 quilômetros
Carregamento crítico de 19 mil passageiro/h/sentido
Demanda de 2.100 passageiros/km
A Linha 25-Topázio deverá ter custo de implantação estimado de R$ 34 bilhões. O prazo para implantação da nova linha é colocado para o longuíssimo prazo, sendo inserida no cenário pós-2040.
Nota do editor
A Linha 25-Topázio é uma ótima notícia para milhares de pessoas que residem no ABC Paulista, sobretudo em São Bernardo do Campo e Diadema, que têm sido praticamente ignoradas na expansão sobre trilhos.
A despeito da importância da Linha 20-Rosa é fato que o ramal metroviário passará distante das regiões mais carentes de São Bernardo, obrigando os usuários a pagar uma tarifa cara para a Metra e seus ônibus.
Espera-se que a atual gestão e as próximas tenham a coragem necessária para encerrar o monopólio privado dos ônibus e levar à frente a Linha 25.
Embora ela tenha um traçado perimetral, sua ligação com importantes ramais de metrô e trens promete criar uma nova dinâmica de transporte de qualidade em regiões de mobilidade precária.
Ricardo Meier
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/fim-do-misterio-linha-25-topazio-e-o-nome-oficial-do-ferrovia-arco-sul-de-trens-metropolitanos/
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