Greenbrier Maxion – A Greenbrier Maxion, maior indústria ferroviária da América do Sul, mantém a preocupação constante com as questões ambientais, reconhecendo a importância de adotar práticas mais sustentáveis em suas operações. Em parceria com a Imparpec, implantou um programa de substituição de suas empilhadeiras movidas a combustão GLP e elétrica, com bateria de chumbo ácido, por modelos mais modernos com bateria de lítio.
Com a substituição, cerca 84% dos equipamentos da GBMX serão movidos a eletricidade com bateria de lítio. Os novos equipamentos serão usados em todas as áreas da planta industrial: Almoxarifado, Abastecimento de Materiais, Siderúrgicos, Fabricação, Manutenção e Facilities.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O projeto busca a mudança tanto na qualidade operacional (capacidade, ergonomia, redução de ruídos e manutenção), quanto na preservação do meio ambiente, evitando a emissão de 1,5 mil toneladas de CO2 em 12 meses. Além disso, as empilhadeiras elétricas proporcionam mais segurança, agilidade eficiência nas movimentações de carga e atuam de forma silenciosa, minimizando ruídos no ambiente de trabalho.
A empresa, que tem o compromisso de replicar uma cultura sustentável em seus processos, produtos e serviços, tendo como princípios o atendimento à legislação vigente e aos requisitos do mercado, possui ainda uma Política Ambiental específica para melhorar a gestão de resíduos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas.
Entre as ações desenvolvidas, os destaques são: Programa de reciclagem e redução dos resíduos orgânicos, o consumo consciente de água, a doação de dormentes – gerados na substituição da linha férrea interna para a à Maria-Fumaça Campinas x Jaguariúna da ABPF* (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), o reflorestamento da Área de Preservação Permanente do Ribeirão Jacuba, o projeto de implementação da Usina Fotovoltaica e a transição para iluminação de LED. Além disso, desenvolvemos vagões de carga cada vez mais tecnológicos e eficientes que trazem, além de ganhos na produtividade para o cliente, eficiência e competitividade para o transporte ferroviário do país, reduzindo anualmente 50 mil toneladas de emissão de poluentes e 58 milhões de litros de combustível, além de proporcionar maior sustentabilidade ambiental e aumento da produtividade das concessionárias em 30%.
A parceria entre a Greenbrier Maxion e a Imparpec destaca a colaboração entre duas empresas comprometidas com a inovação e a sustentabilidade. A Imparpec, com sua experiência de 30 anos e expertise técnica, garantiu a eficiência da transição, proporcionando equipamentos de última geração, como as empilhadeiras elétricas Bobcat, uma novidade no mercado de movimentação.
Com um atendimento ímpar, estando próximo de seus clientes, e oferecendo solução para os desafios em cada tipo de operação, a empresa oferece equipamentos, que são projetados para um desempenho confiável e design conveniente para o usuário. Com motores movidos a CA, oferecem uma eficiência energética extraordinária, que reduz os custos operacionais. De cargas leves a pesadas, as empilhadeiras elétricas Bobcat são uma solução empresarial confiável e eficiente, respaldados pelas ISO´s 9.001, 14.001 e 45.001, conquistadas pela Imparpec.
2 Trackbacks / Pingbacks