Diário dos Trilhos – Na tarde desta terça-feira (27), o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, concedeu uma breve entrevista para o Diário dos Trilhos, trazendo algumas novidades sobre a expansão da Linha 2-Verde do Metrô até a cidade de Guarulhos.
Segundo o chefe do poder executivo, a ideia é iniciar as escavações até perto do Shopping Internacional onde ficará a última estação, em fevereiro de 2026, portanto, em no máximo 18 meses assim como desejado quanto a construção da Linha 16-Violeta, aproveitar a mobilização de equipamentos e trabalhadores existentes e empregar em novos canteiros de obras.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“A gente está dando a ordem de serviço na linha 2 da Penha para a Guarulhos agora para ter essa tuneladora montada em fevereiro de 26. Então tem que buscar [soluções], tem esse problema daqui [questões a serem debatidas para começar a obra], tem que fazer os efeitos, trabalhar com bastante antecedência, tem que aproveitar as tuneladoras que estão aqui e não deixá-las ir embora, mantê-las aqui. Então, vamos expandir o metrô”, disse Tarcísio
Os primeiros passos para um novo tatuzão na Linha inclusive podem ser dados em breve, como noticiou o site Via Trolebus o fato do Governo do Estado já no mês de setembro avançar na compra do equipamento para perfurar de Penha até a Dutra.
As obras de expansão da Linha 2-Verde em andamento, levarão o ramal até a Penha, conectando-se com a Linha 3-Vermelha. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com 8 novas estações: Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha. A expansão tornará a Linha 2-Verde a mais extensa do sistema com 23 quilômetros.
Os investimentos do Governo do Estado superam os 13 bilhões de reais para acrescentar mais 8,3 km de túneis e vias, utilizando um tatuzão.
Já a segunda fase da expansão, partirá da futura estação Penha, na Zona Leste, até chegar em Guarulhos.
Na estação Penha é onde haverá a maior novidade deste projeto de crescimento da linha, o qual fará integração com a Linha 3-Vermelha e Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), elevando quando concluída ao número de cerca de 870 mil pessoas transportadas por dia pela linha.
O trecho entre a Penha e a Dutra contempla mais cinco estações (Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra), sendo que o final da linha prevê futura integração com a Linha 19-Celeste que seguirá até o Bosque Maia e com a entrada próximo do Shopping Internacional de Guarulhos, adicionando mais 5,8 km de trilhos.
Além disso, o final na estação Dutra levará o Metrô ao maior shopping de Guarulhos, o Internacional localizado ao lado da rodovia de mesmo nome.
Be the first to comment