Sapatas e pastilhas de freio da companhia abastecem cerca de 80% do segmento de cargas e está presente em metrôs de superfície e subways
Tão importante quanto colocar em movimento um trem e seu conjunto de vagões é ter segurança na redução de velocidade e na parada. É nos trilhos competitivos e exigente deste mercado que a Frasle Mobility se posiciona como a principal fornecedora de sapatas e pastilhas de freio da marca Fras-le, em uma jornada iniciada há três décadas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“No início, nossas linhas de produção eram todas voltada ao segmento rodoviário, e a Frasle Mobility contava com profi ssionais que atuavam de forma compartilhada entre as demandas da produção para automóveis e caminhões e para trens e metrôs. Com a expansão da empresa no mercado nacional e internacional, porém, equipes 100% dedicadas ao segmento foram formadas e seguem em ampliação, afinal atendemos cerca de 80% das empresas do setor no Brasil”, destaca o Head de Projetos Estratégicos da Frasle Mobility, Rafael Rombaldi.
A trajetória de expansão da companhia sempre foi marcada pela inovação, qualidade e compromisso com a segurança – conjunto fundamental para atender rigorosos padrões internacionais de equipamentos de frenagem. Os trabalhos têm início em projetos digitais depois ganham forma no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Frasle Mobility, onde são aprimorados e testados inúmeras vezes até chegar aos trilhos de todo o Brasil.
Oferecendo produtos com tecnologia 100% nacional e que se sobressai no mercado global, as pastilhas e sapatas da companhia se tornaram peça fundamental para o transporte de pessoas e cargas de norte a sul do País. A Fras-le assegura o momento de desacelerar e parar nas principais operadoras do modal de cargas do País, assim com integra os componentes de segurança de metrôs em capitais como Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
A Frasle Mobility investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, empregando tecnologia de ponta para criar produtos não apenas atendem as expectativas, mas que até superam as demandas dos clientes. Os materiais de fricção utilizados nas sapatas e nos sistemas de freio são desenvolvidos com foco em durabilidade, efi ciência e segurança.
A empresa utiliza compósitos avançados nestes materiais de fricção, garantindo maior vida útil e um desempenho superior, mesmo em operação mais complexas.
A sustentabilidade também é um pilar fundamental na estratégia da Fras-le. A marca adota práticas ecologicamente responsáveis em seus processos produtivos, minimizando o impacto ambiental e promovendo a reciclagem de materiais. Com essa busca constante por novos materiais e processos menos agressivos ao meio ambiente, a empresa não apenas colabora com a redução de carbono, mas também encontra soluções e insumos mais sustentáveis também economicamente ao cliente, pela qualidade e durabilidade.
Leia nas próximas edições:
Dicas técnicas de manutenção de componentes de frenagem para trens de carga e passageiros
Tecnologia aplicada em novo processo produtivo possibilita redução de até 40% da pegada de carbono
*Informe publicitário
Esta Matéria me fez voltar no Tempo… lembrando dos Anos 70/80 em que a excelente Equipe da Fepasa em Sorocaba fabricava excelentes sapatas de Ferro Fundido, da Equipe maravilhosa da Fepasa de Rio Claro fabricando Anéis e diafragmas de borracha num 99,9% do 100% da Wabco , lembro da Equipe de Engenheiros Ferroviários da Fepasa que fez um Trem alcançar Altas velocidades , lembro-me da Equipe de Jundiaí ministrando aulas para Ferrovias de toda América Latina , lembrei-me de Chico Preto e sua Equipe montando os TUs em Pres. Altino ,e até no próprio Cais de Santos ,muito mais rápido e perfeito que quem os fabricava no Exterior , lembrei da Maravilhosa Equipe de Araraquara que enquanto a Cidade era perfumada pelas plantações de frutas a Equipe perfumava o ar de Sabedoria Ferroviária , lembrei-me de Tecnicos perfeitos nos Freios Ferroviários e na Mecânica de Truques e Freios como Meu Mestre Joaquim Monteiro ,Bérgamo,Gilson , Gaspar ,Nietzke , João de Lara , Belchior,Cunha, Carlinhos ,Xuxa ,etc… Que tinham amor e dedicação em repassar dividindo Conhecimento …Porque hoje a Ferrovia é apenas mais uma das tantas formas de levantar uma graninha ,só isso.