Diário do Comércio (MG) – As obras de construção da Linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) começaram nesta segunda-feira (16). Há mais de 20 anos os belo-horizontinos aguardam por esta notícia.
As obras que prometem levar o metrô até o Barreiro estão previstas no contrato firmado pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a concessionária Metrô BH.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A cerimônia de início de obras aconteceu no bairro Gameleira, na região Oeste de Belo Horizonte, e contou com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
“Para o final da minha gestão, o que eu faço questão é de deixar um legado. Estamos iniciando obras que quem inaugurará será o próximo ou os próximos governadores de Minas. Eu não tenho a pretensão de inaugurar obras, mas de lançar projetos que vão melhorar a vida dos mineiros. E o metrô cabe muito bem dentro deste raciocínio”, disse o governador.
Como será o trajeto de metrô até o Barreiro
O novo traçado que está sendo chamado de Linha 2 vai interligar a atual Linha 1 do metrô até o Barreiro, e terá 10,5 quilômetros. A estação Nova Suíça, que fará a integração entre as duas linhas, será uma das novas estações a serem implementadas.
Além dela, outras seis novas estações serão instaladas ao longo da Linha 2. Veja a lista completa de novas estações:
- Nova Suíça;
- Amazonas;
- Nova Gameleira;
- Nova Cintra;
- Vista Alegre;
- Ferrugem;
- Barreiro.
A implantação das estações será concluída por etapas, seguindo o cronograma previamente estabelecido, começando pelos equipamentos no Nova Suíça e na Amazonas, que já devem ficar prontas em 2026.
O pleno funcionamento da Linha 2 está previsto para 2028, e possui a expectativa de passar a transportar uma média de 213 mil passageiros por dia, sendo 157 mil na Linha 1, e 56 mil na Linha 2.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/economia/linha-2-metro-barreito-comeca-construida/#gref
Seja o primeiro a comentar