Empresa promove curso para ampliar conhecimento em transporte sobre trilhos
Inovação. Esse é um dos pilares da Construtora Trindade (COTRIN), que há 37 anos atua na construção e remodelação de ferrovias. Com mais de 100 projetos executados em todo o Brasil, conquistou a confiança das principais empresas do setor ao oferecer, desde a sua fundação, um atendimento diferenciado e de alto nível, investindo continuamente nas melhores tecnologias e na qualificação do seu corpo técnico. E foi justamente com esse propósito que a COTRIN criou o 1º Curso de Capacitação de Engenharia Ferroviária, coordenado pelo professor Paulo Cesar Barroso Magalhães, um dos principais expoentes do Brasil em transporte sobre trilhos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Iniciativa inédita de uma construtora de ferrovias brasileira, o curso foi criado com o objetivo de ampliar a capacitação e o conhecimento técnico de engenheiros ferroviários. Com duração de quatro meses (de maio a agosto), foi dividido em cinco módulos elaborados de forma criteriosa para proporcionar uma experiência de aprendizado completa e enriquecedora. Além de colaboradores da COTRIN, participaram da imersão profi ssionais de empresas parceiras como a Rumo Logística, VLI Multimodal S.A. e Transnordestina Logística S/A.
Segundo Magalhães, para estruturação do conteúdo programático, foram considerados temas relevantes para o perfil da equipe da COTRIN e a realidade dos trabalhos em andamento pela empresa. A partir daí foi estruturado um projeto executivo que atendesse a esses e outros temas vitais para ampliar base técnica dos alunos. “O projeto contou com base metodológica robusta em que módulos técnicos bem especializados foram precedidos por módulo de interface, com visão sistêmica e mais abrangente do negócio ferrovia e do impacto das atividades da equipe no resultado do cliente final, a operadora. Estratégias especiais, que incluíram pré e pós-teste em cada uma das etapas puderam dar visibilidade a uma autêntica explosão de conhecimento e motivação”, afirma.
De acordo com Rafael Trindade, diretor de operações da COTRIN, a proposta reforça o posicionamento da empresa no mercado e já apresenta resultados significativos. “Desde os primeiros dias, percebemos um debate de engenharia ferroviária de alto nível, com os participantes avaliando e propondo soluções com embasamento técnico e que já foram aplicadas em serviços prestados, como ocorreu em um projeto finalizado recentemente para a Rumo de modernização na Malha Paulista”, enfatiza.
Com o sucesso da primeira edição, a expectativa é lançar uma outra versão do curso em breve. “A ideia é que, com a entrada de novos colaboradores, a capacitação seja permanente, pois enriquece a discussão e motiva a equipe, além, é claro, de facilitar a interlocução com os clientes”, explica Rafael.
Metodologia – O curso de 140 horas/aula proporcionou, em todos os módulos, uma abordagem simples, prática e aplicável, visando resultados rápidos e consistentes. Teve início com o tema ‘Teoria geral do descarrilamento e aplicações: visão sistêmica da engenharia ferroviária’, passando por: Geometria de linha e correção geométrica; Fundamentos de topografia e da superestrutura ferroviária; Projeto, montagem e manutenção de aparelhos de mudança de via (AMVs); e Soldagem de trilhos e Alívio de tensões térmicas.
Conteúdo – Elaborado por especialistas da área com a chancela de Magalhães, que além de professor, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), consultor máster em engenharia ferroviária e coordenador do curso de pós-graduação em Engenharia Ferroviária da PUC Minas. Ele também é mestre em ciências em engenharia de transportes pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, membro da American Railway Engineering and Maintenance of Way Association (AERMA) e das comissões de trilhos e AMVs da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Empresa – A história da COTRIN começou a ser escrita em 1987, na cidade de Belo Horizonte (MG), pelo engenheiro mecânico Jaféte Trindade, pai dos atuais diretores, e que sempre enxergou o modal ferroviário como o futuro da logística brasileira. Ao longo de quase quatro décadas, a empresa já recuperou e construiu mais de dois mil quilômetros de ferrovias por todo o Brasil, colaborando com a construção de um meio de transporte mais econômico, seguro e com menos emissões de poluentes.
Com um crescimento constante, a COTRIN busca sempre inovar e reforça, a todo momento, seu posicionamento no mercado, oferecendo um atendimento diferenciado e de alta qualidade. Atualmente, conta com centenas de colaboradores e atua em três áreas: obras industriais, civis e ferroviárias, sendo essa última o carro-chefe, respondendo por cerca de 60% do negócio, por meio de construção, manutenção e remodelação do modal nos quatro cantos do país e também no exterior.
Conheça a Cotrin: www.cotrin.com.br
*Informe Publicitário
Be the first to comment