Parece que o assunto queridinho do momento é mesmo o setor ferroviário. Diariamente, estampa páginas dos principais veículos de comunicação. E se antigamente o assunto era o abandono que o setor vinha enfrentando, agora as expectativas são bem otimistas.
Estudos para a expansão da malha ferroviária são apresentados, contudo, sabemos que até a real execução há um longo caminho a ser percorrido. E não é sobre os trilhos, o que seria muito mais eficiente. É sobre toda a parte burocrática deste processo, morosa e cansativa.
Mas, ainda assim, o cenário vem se desenhando de forma muito promissora. A Rumo Logística acabou de fi rmar um acordo com o Tribunal de Contas do Mato Grosso (TCE) para levar ferrovia de R$ 15 bilhões até Cuiabá, o que representa um avanço significativo no agronegócio brasileiro, fazendo com que a região se torne um dos principais polos logísticos do país.
Santa Catarina também promete viver uma nova era no transporte do estado. Duas novas ferrovias estão em fase avançada de planejamento com o custo de R$ 12 bilhões. Para uma delas está previsto um corredor ferroviário de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto. O outro prevê uma ferrovia de 62 km entre Araquari e Navegantes.
Um setor resiliente que comemora notícias, projetos e especulações. Na verdade, que comemora ser novamente lembrado e, quem sabe, volte de vez a ser a aposta certeira para alavancar a economia deste país.
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