Época Negócios – O Giga Train totalmente elétrico da Tesla, fabricante de carros elétricos de Elon Musk, chegou oficialmente aos trilhos na Alemanha, provando que o futuro do transporte diário pode funcionar com baterias.
Inaugurado em 7 de agosto, o trem sustentável passa por Brandemburgo, no leste do país, e conecta a Estação Erkner à Tesla Süd, a gigafábrica da Tesla em Berlim.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A boa notícia é que o trem não está reservado apenas aos funcionários da Tesla – qualquer pessoa pode embarcar gratuitamente.
Alimentado pela tecnologia elétrica de bateria Siemens Mobility Mireo B, o Giga Train tem capacidade para transportar 500 passageiros, com 120 assentos disponíveis. Também possui um amplo espaço para bicicletas — ideal para quem gosta de pedalar no caminho para o trabalho.
Com o seu design isento de emissões, o Giga Train poupa cerca de 50 toneladas de dióxido de carbono por semana, oferecendo uma alternativa mais ecológica aos tradicionais ônibus a diesel da região, segundo reportagem do site Design Taxi.
O Giga Train também traz vantagens para a fábrica da Tesla. Ao aliviar o congestionamento rodoviário na região, o trem oferece uma rota mais tranquila tanto para os funcionários como para os moradores locais.
Além de reduzir a pegada de carbono da empresa, a Tesla espera que o novo trem melhore a infraestrutura local e reduza potencialmente os custos de transporte para sua cadeia de abastecimento.
Seja o primeiro a comentar