Diário do Comércio (MG) – Cerca de metade dos investimentos previstos na renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), maior linha férrea em extensão do Brasil, será destinada a Minas Gerais. A afirmação é da diretora-executiva Jurídico, Regulatório e GRC (Governança, Riscos e Compliance) da VLI Multimodal, Joyce Andrews. Ao todo, a renovação contempla aportes de R$ 30 bilhões da companhia de logística, concessionária da ferrovia.
Com a assinatura do novo contrato, a empresa destinará R$ 5 bilhões para outorga e compensações. Outros R$ 24 bilhões serão para investimentos na infraestrutura da ferrovia e aquisição de vagões e locomotivas. Metade deste montante será destinada para o Estado, sendo R$ 10 bilhões exclusivamente aportados aqui.
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“Hoje, a VLI tem 70 clientes, sendo 40 em Minas Gerais. É um volume bastante importante, também fomenta o crescimento de dois segmentos muito importantes para nós e para Minas Gerais: o agronegócio e a siderurgia”, disse Joyce Andrews. A expectativa da companhia é que até o primeiro semestre de 2025 a renovação seja finalmente assinada.
O aporte exclusivo deve-se ao corredor leste da FCA, com origem no Triângulo Mineiro e destino até Sete Lagoas, na região Central, onde a operação da VLI segue por direito de passagem ferroviária pela Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) até o Porto de Tubarão, em Vitória (ES).
Os outros R$ 2 bilhões de investimentos no Estado devem ser direcionados ao corredor sudeste da FCA, que passa por vários estados, além de Minas, com destino até o Porto de Santos (SP). Além dos investimentos, a VLI destinará outros R$ 190 milhões para 80 obras de resolução de conflitos urbanos em 25 municípios mineiros.
A proposta de renovação antecipada da FCA será levada para consultas públicas em várias localidades impactadas pela ferrovia. A audiência pública de Minas Gerais está marcada para o dia 30 de setembro.
Aumento da carga transportada pela FCA em Minas Gerais
A renovação antecipada vai aumentar em 46% o volume de cargas transportadas na FCA durante o novo ciclo da concessão. No último ano, a Ferrovia Centro-Atlântica foi responsável por 65,3% das 61,2 milhões de toneladas de cargas transportadas pela VLI em todas suas ferrovias.
Em Minas, Estado onde a maior parte das cargas da FCA é transportada, a estimativa da companhia de logística é que o volume aumente 32% ao longo do novo ciclo – a capacidade dos trilhos mineiros da companhia sairá das atuais 35,8 milhões de toneladas para 47,3 milhões de toneladas.
Joyce Andrews explica que as previsões da VLI no volume de carga transportada na FCA em Minas Gerais se devem a estudos de demanda que projetam o crescimento de setores como o agronegócio e siderurgia. “No Estdo, o crescimento do agronegócio é muito maior do que a média nacional. Por isso que Minas Gerais é muito importante para o nosso negócio”, aponta.
Renovação da FCA vai impulsionar fabricação de locomotivas em Minas
Recentemente, a VLI comprou 12 locomotivas da Wabtec Brasil, com fábrica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em um contrato de R$ 300 milhões que a companhia logística firmou com a fabricante há cerca de um ano. Em 2024, também foram adquiridas outras oito locomotivas fabricadas pela Progress Rail, em Sete Lagoas, por cerca de R$ 170 milhões.
Joyce Andrews afirma que a aquisição dos novos equipamentos incrementam a frota atual da FCA para atender ao aumento da demanda atual. Ao longo da nova concessão, a VLI poderá comprar mais de 300 novas locomotivas. “Nós prevemos comprar muito mais locomotivas após a renovação. A gente está em tratativas com o governo federal do número exato”, finaliza.
Correção: Por um erro de edição, o título desta reportagem informou que o investimento seria de R$ 15 bilhões, em vez dos R$ 12 bilhões que constavam corretamente no texto. O valor foi corrigido às 11h32 de 10.09.2024.
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