Diário do Comércio (MG) – A VLI Logística concluiu a compra de sete locomotivas que serão fabricadas pela Wabtec Brasil, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), por R$ 150 milhões. Os equipamentos devem ser entregues no início de 2026 e são parte do plano de expandir a atuação da empresa na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), administrada pela Vale, por meio do corredor leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O corredor leste da ferrovia da companhia de logística tem origem no Triângulo Mineiro e destino até Sete Lagoas, na região Central do Estado, e segue por direito de passagem ferroviária pela EFVM até o Porto de Tubarão, em Vitória (ES). Somente este corredor tem investimentos previstos de R$ 10 bilhões com a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, prevista para ser finalizada no primeiro semestre de 2025.
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Em julho, a VLI já havia recebido 12 locomotivas da Wabtec, em um contrato de R$ 300 milhões que a companhia de logística firmou com a fabricante há cerca de um ano. Neste ano também foram adquiridas oito locomotivas fabricadas pela Progress Rail, em Sete Lagoas, por cerca de R$ 170 milhões.
A VLI poderá comprar mais de 300 novas locomotivas ao longo da nova concessão da FCA. A companhia está em tratativas com o governo federal para a definição do número exato.
As sete novas locomotivas da Wabtec vão operar o primeiro Acordo de Transporte Ferroviário (ATF) feito dentro do País. Neste ano a companhia de logística recebeu registro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para operar como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C).
A classificação permite a empresa negociar com outros players do mercado o acesso compartilhado de trechos ferroviários para transporte de suas cargas, por meio de contrato operacional específicos (COEs).
Estudos da VLI estimam aumento da demanda em Minas, onde a maior parte das cargas da FCA é transportada, alicerçado principalmente no crescimento do agronegócio e da siderurgia. A estimativa é que o volume aumente 32% ao longo da nova concessão da FCA – a capacidade dos trilhos mineiros da VLI sairá das atuais 35,8 milhões de toneladas para 47,3 milhões de toneladas.
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