A Tarde (BA) – O governo do estado da Bahia deu início ao processo para a verificação das condições dos trens adquiridos no Mato Grosso, que serão utilizados no sistema do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador.
Conforme documento que detalha a nova etapa, divulgado no sábado, 14, dois coordenadores da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) ficaram responsáveis por colocar em prática a fiscalização: Carlos Antônio Araújo Bastos e o tecnólogo em manutenção industrial e engenheiro mecânico Vinícius Ivo Tavares Vasconcelos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O processo de fiscalização e reparos foi a pedido do governador Jerônimo Rodrigues (PT), por conta dos anos em que os equipamentos estavam parados. Além disso, o gestor baiano também pediu novas adaptações para modernização dos trens.
Segundo antecipou Jerônimo, a expectativa é que os vagões cheguem à Bahia no segundo semestre de 2025 e o que início das operações sejam em 2027, quando está prevista a finalização dos dois primeiros trecho do modal no Subúrbio Ferroviário, da Calçada à Ilha de São João; e de Paripe a Águas Claras.
Oficialização de acordo
Jerônimo oficializou o acordo de compra e venda de 40 composições de trens, com sete vagões no início de julho em uma cerimônia ocorrida na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. Já a autorização para início das obras foi em junho.
Ao todo, a Bahia pagará R$ 820 milhões, dividido em quatro parcelas anuais: começando por 31 de dezembro de 2024 e se encerrando em 31 de dezembro de 2027.
Seja o primeiro a comentar