Diário dos Trilhos – O Governo do Estado do Rio de Janeiro criou nesta semana, um grupo de trabalho para tratar do fim da administração da SuperVia, no sistema de trens urbanos, medida publicada no Diário Oficial.
A concessionária anunciou sua intenção de deixar de prestar o serviço, negociando com a gestão de Cláudio Castro este processo.
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O contrato original de concessão estava previsto para ser concluído em 2048, mas a empresa deve assinar no próximo mês o documento, e encerrar seu trabalho no ano de 2025.
Diante da possibilidade do fim do acordo antes do programado, o Estado instituiu este grupo para tratar de “estudar e oferecer soluções relativas à transição, investimento e subsequente assunção” do transporte ferroviário do Rio de Janeiro.
O prazo é de seis meses para conclusão destas tarefas, mas pode ser estendido por 180 dias e assim permitirem a realização do trabalho.
Existe também a possibilidade de nova empresa assumir a operação dos trens de forma provisória, mas tanto Governo como SuperVia ainda devem efetuar aportes financeiros para custeio do sistema durante o processo de transição.
Atualmente a tarifa dos trens no Rio é de R$ 7,10 para atender 270 quilômetros de trilhos com 104 estações. No entanto, diferente de sistemas como o Paulista, no qual o atendimento é das 4 até meia noite todos os dias, com intervalos médios estimados, no sistema fluminense que em alguns ramais funciona em períodos menores do dia, com intervalos mais altos.
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