Diário dos Trilhos – O Governo do Estado de São Paulo já tem a data marcada para realizar o leilão da concessão do sistema de trilhos do Alto Tietê, formado pelas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), bem como o lançamento do edital.
A informação foi dada com exclusividade pelo secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, nesta quarta-feira (30) na Sede da B3, cravando a data de 27 de março de 2025.
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Neste dia será conhecido o concessionário dos três ramais que atendem a capital e as cidades ao leste, como Guarulhos, Suzano e Mogi das Cruzes.
Já o edital será publicado no mês de novembro, com espaço, portanto, de aproximadamente 120 dias até a realização do certame.
“Estamos fazendo [o leilão] da 11, 12, 13, com edital em novembro e o leilão no final de março. Já tem até a data reservada aqui já, 27 de março. O serviço turístico está incluído”, disse Benini.
A menção ao Expresso Turístico que continuará administrado pela CPTM, trata-se da permissão que o concessionário deverá conceder para a passagem deste trem especial, nas datas onde o serviço tiver como destino a cidade de Mogi das Cruzes, com a utilização da Linha 11-Coral.
Atualmente, as três linhas somam 102 quilômetros de extensão, com 29 estações em operação. Com a concessão haverá a ampliação de 22,6 km; melhoria da rede aérea, via permanente e sinalização; e a implantação de equipamentos e sistemas. A demanda estimada em 2040, segundo os estudos, é de 1,3 milhão passageiros/dia.
Cidades como Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano, também atendidas e impactadas diretamente pela concessão, não foram atendidas com um destes encontros, restando aos interessados nestes municípios, participar das audiências em outros locais.
A estimativa de investimento no projeto das três linhas é na ordem de R$ 12,5 bilhões e o atendimento a pleitos antigos da população como, por exemplo, a construção da estação César de Souza, em Mogi das Cruzes, e a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos, além da construção de dez novas estações, entre elas, Cézar de Souza em Mogi das Cruzes.
A futura operadora deverá contar com uma frota total de 103 trens para atender os três ramais, número superior inclusive ao atual empregado neste trecho, e até o momento conforme os documentos do processo, sem a necessidade inicial da compra de mais trens.
Após este a concessão, restará apenas a Linha 10-Turquesa na administração da CPTM, onde a companhia segundo a gestão de Tarcísio de Freitas, deverá passar a ter um papel de agência reguladora das concessões do transporte ferroviário.
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