Diário do Comércio (MG) – A produtora de aço ArcelorMittal firmou acordo com a empresa de logística Multitex para a criação de uma joint venture que visa garantir o embarque da matéria-prima de mineração, como cal e calcário, pelo transporte em ferrovia. Com o nome Titam Intermodais, a empresa terá como sede a cidade de Arcos, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
A partir do acordo, indústrias e produtores locais terão acesso simplificado às ferrovias, reforçando a competitividade da ArcellorMittal em termos de mobilidade. Além de Minas Gerais, o acesso garantirá o embarque de cargas para plantas industriais em outros estados, como Espírito Santo e Rio de Janeiro.
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Em nota, a ArcellorMittal reforça a importância da joint venture para a manutenção das operações, garantindo menores custos no transporte de cargas. A expectativa é que a Titam Intermodais viabilize o aumento de embarque dos insumos transportados na ferrovia, cujo meio oferece diversas vantagens em comparação ao rodoviário, destacando-se em aspectos como eficiência, custos, capacidade de carga e impacto ambiental.
A empresa, que em 2023 produziu e transportou 14,8 milhões de toneladas de aço, busca ampliar possibilidades para melhorar a eficiência dos negócios. Em agosto deste ano, os investimentos partiram para a implementação do primeiro caminhão 100% elétrico no transporte de bobinas de aço.
Com capacidade para transportar 30 toneladas de carga por viagem, os veículos estão projetados para carregar cerca de 120 mil toneladas de aço por ano, reduzindo em 800 toneladas a emissão de gases de efeito estufa (GEE) anualmente.
Acordo reduzirá a dependência do modal rodoviário
No Brasil, o potencial das ferrovias ainda é subaproveitado, com a maior parte do transporte de cargas concentrada no modal rodoviário. A partir do acordo, a expectativa é que o transporte de cargas seja menos dependente das estradas, cujo uso possui maior custo e oferece riscos para cargas, conforme aponta o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ricardo Ruiz.
Segundo ele, a expansão e o fortalecimento do transporte ferroviário são, não apenas desejáveis, mas imprescindíveis para atender às demandas do setor produtivo de forma eficiente e sustentável. “O transporte por caminhões em rodovias é perigoso e custoso quando comparado às ferrovias. As mineradoras precisam deslocar minério e a opção por ferrovias, não é surpreendente, já que é benéfico para a empresa, para o meio ambiente e para o tráfego de veículos como um todo”, avalia.
A eficiência das ferrovias também é comprovada ao considerar a possibilidade de transportar maiores volumes de carga, com economia de combustível, já que o modal não possui desafios diários ligados a congestionamento e risco de acidentes. “Ferrovia hoje no Brasil é sinônimo de mineração e pode corresponder por até 80% da tonelagem total do transporte ferroviário nacional. Esperamos que no futuro seja diferente, com mais cargas de mais setores sendo transportadas pelos trilhos brasileiros”, finaliza Ruiz.
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/economia/arcelormittal-ferrovia-mineracao-multitex/
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