Só Notícias (MT) – No AgroForum 2024, organizado pelo BTG Pactual, que aconteceu em São Paulo nesta semana, Pedro Palma, CEO da Rumo Logística, destacou o progresso de um dos maiores projetos ferroviários do Brasil, a Ferrovia Estadual de Mato Grosso (Senador Vicente Vuolo), que chegará até Lucas do Rio Verde e atenderá toda a região.
“Quando a gente fala de infraestrutura, você pensa hoje, para realizar e ver o processo funcionando depois de três, cinco, sete, dez anos. Hoje nós estamos fazendo uma das maiores obras ferroviárias que o Brasil já viu, que é a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, mais de 700 quilômetros de ferrovia que vai dar o acesso ferroviário à produção do coração agrícola de Mato Grosso, chegando com a ferrovia até a região de Lucas do Rio Verde”, afirmou Palma.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ele destacou que a obra já conta com mais de 4.500 pessoas trabalhando diariamente na execução dos primeiros 160 quilômetros da ferrovia. “O que vai garantir que em 2026 você já tenha, na região de Primavera do Leste, Dom Aquino, Campo Verde, naquele entorno, o acesso a um transbordo ferroviário eficiente, garantindo maior competitividade para a produção agrícola dessa região”, completou o CEO.
Palma ainda reforçou que este é o principal projeto de capital da concessionária, e que a empresa continuará seus investimentos, mantendo o foco na expansão do sistema ferroviário para atender a crescente demanda do setor agrícola. Ele também mencionou a importância de olhar para a “outra ponta da cadeia”, referindo-se à operação portuária, que também é essencial para garantir a competitividade das exportações brasileiras de grãos.
Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, a chegada da ferroria a Lucas do Rio Verde trará maior competitividade e investimentos para o município e região. “Com a ferrrovia, teremos mais competitividade, redução de custos logísticos para nossos produtores e atração de novos investimentos, o que fortalecerá a economia local e regional. Essa infraestrutura vai impulsionar empregos, atrair novas indústrias e tornar Lucas do Rio Verde um importante polo logístico, beneficiando toda a nossa população”, ressaltou o prefeito.
A extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) atualmente liga o Porto de Santos a Rondonópolis. O novo trecho deve seguir até Cuiabá e Lucas do Rio Verde. O projeto deve transformar a logística do agronegócio, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e ampliando a capacidade de escoamento ferroviário, fundamental para o crescimento de Mato Grosso no mercado global.
Seja o primeiro a comentar