Correio de Minas – Após mais de 3 anos de espera, finalmente, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) emitiu o parecer técnico aprovando a proposta de restauro da Estação de Buarque de Macedo, em Conselheiro Lafaiete (MG). Segundo o Promotor Glauco Peregrino, agora, o processo foi encaminhado ao Ministério da Cultura, a quem cabe a palavra final quanto à aprovação da proposta de restauro no âmbito da Lei de Incentivo à Cultura. “Esperamos uma resposta em breve para que as obras possam ser realizadas”, informou a nossa reportagem.
A alvissareira notícia é um alívio a comunidade lafaietense e põe fim a uma expectativa de restauro de um imóvel tão estimado, memória viva dos primórdios da ferrovia no Brasil. Abandonado e esquecido, nome dado em homenagem ao ministro de Obras Públicas em 1881, e inaugurada em 1893, conta com a sorte para permanecer em pé.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Entenda o caso
Em 2021, a Gerdau destinou recursos para financiar o projeto de restauro e reforma da Estação de Buarque de Macedo, nome dado em homenagem ao ministro de Obras Públicas em 1881. O projeto foi fruto da captação de verbas junto as leis de incentivo à cultura, do Governo Federal, através da Associação de Movimentos Artísticos (ASMAD), com sede em Santos Dumont (MG).
Segundo informações, a Gerdau já depositou os recursos integral do aporte ao financiamento da obra no valor de R$835 mil.
Porém desde esta data o projeto ainda dependia da homologação final do projeto junto ao IPHAN (Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Desde então, ela aguardava aprovação do IPHAN para início das obras de restauro.
Uma reunião foi realizada através da intervenção do Promotor, Glauco Peregrino, juntamente com o IPHAN, Prefeitura de Conselheiro Lafaiete e a Associação Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumonto – AMASD (entidade proponente do projeto de restauro) para tentar destravar os recursos para a execução das obras de restauro da estação.
Mobilização
Em julho a comunidade escolar se engajou na preservação de seu patrimônio. Cansados de esperar por uma solução, os alunos da Escola Antônio Nogueira de Rezende, em Buarque de Macedo, simpática localidade de Conselheiro Lafaiete (MG) promovem um abraço solidário na estação ferroviária.
O ato teve por objetivo chamar a atenção da prefeitura sobre o estado totalmente precário do maior patrimônio histórico e pelo qual a comunidade nutre um sentimento de amor e pertencimento.
Fonte: https://correiodeminas.com.br/2024/11/16/enfim-uma-boa-noticia-iphan-aprova-proposta-de-restauro-da-historica-estacao-ferroviaria-de-buarque-de-macedo-e-encerra-longa-espera-de-mais-de-3-anos-agora-e-aguardar-o-inicio-da-obra/
Seja o primeiro a comentar