Valor Econômico – A Marcopolo, empresa do setor de transportes, teve um lucro líquido de R$ 326,8 milhões no terceiro trimestre, crescimento de 9,3% sobre os R$ 298,8 milhões apresentados um ano antes.
Na mesma base de comparação, a receita líquida somou R$ 2,31 bilhões, alta de 43,3%. Desse montante, R$ 1,46 bilhão se originam no mercado interno; R$ 256,4 milhões, de exportações a partir do Brasil; e R$ 591,3 milhões, de operações internacionais da companhia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
No trimestre, o crescimento de 43,3% da receita líquida reflete um melhor cenário de mercado, com ampliação dos volumes vendidos no mercado brasileiro e no conjunto das operações internacionais, explica a companhia em comunicado que acompanha o balanço.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 466 milhões, um crescimento de 123% na comparação anual.
A produção total da Marcopolo atingiu 4.133 unidades, uma alta de 37,8% em relação ao terceiro trimestre de 2023. No Brasil, a produção atingiu 3.476 unidades, acréscimo de 45%, enquanto no exterior a produção foi de 657 unidades, 9% superior às unidades produzidas no mesmo período do ano anterior.
As despesas gerais e administrativas passaram de R$ 100,4 milhões, ante ao resultado de um ano antes de R$ 71,5 milhões.
O Ebitda da companhia no trimestre foi afetado positivamente de forma não recorrente em R$ 28,5 milhões por ajustes associados à reorganização societária da controlada argentina Metalsur, bem como em R$ 7,9 milhões por conta do resultado da equivalência patrimonial da antiga coligada argentina Metalpar.
Já o resultado financeiro líquido foi positivo em R$ 23 milhões, ante um resultado negativo de R$ 15 milhões um ano antes.
Seja o primeiro a comentar