G1 – Uma nova estação do Metrô de Teresina foi inaugurada no bairro Colorado, Zona Sudeste da capital. A obra faz parte da primeira etapa da expansão do Metrô de Teresina e atende cinco bairros da região. A inauguração aconteceu nesta terça-feira (12).
A nova linha contém 2,5 km de extensão, conectando a estação Colorado à Estação Boa Esperança, passando por bairros como o Gurupi, São Sebastião e Renascença. De acordo com a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), a obra recebeu investimentos de R$ 9 milhões e mais de 3 mil pessoas devem ser beneficiadas com a nova estação.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Hoje, também teremos a licitação de três Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) para Teresina e a recuperação de um VLT que está na manutenção. Vai funcionar nos horários de “rush” nos próximos três meses, até ficar de forma definitiva. Em seis meses, com a estação Todos os Santos, vamos ter toda a operacionalização”, informou Wilson Martins, presidente da CFLP.
A obra faz parte da expansão do Metrô de Teresina, que de acordo com o Governo do Piauí terá um total de R$ 600 milhões investidos. Uma das propostas é a tarifa zero no Metrô de Teresina a partir de janeiro de 2025.
“Novas estações, duplicação da linha, novos trens, dentre outras ações. Ao final das obras, deveremos reduzir à metade o tempo de viagem e multiplicar por 10 vezes o número de passageiros por dia”, disse Rafael Fonteles, governador do Piauí.
Expansão do Metrô de Teresina
Em março deste ano, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou a ordem de serviço para a revitalização e modernização do Metrô de Teresina, obra que prevê a duplicação da linha em todo o percurso e o aumento de 4 mil para 12 mil o número de usuários diários.
Além da construção da estação, o projeto inclui a duplicação da linha de 13,5 km que vai do bairro Itararé, Zona Sudeste de Teresina, ao Centro da Capital. Com a duplicação, será possível operar dois trens simultaneamente, em sentidos opostos.
As estações Alberto Silva, Frei Serafim, Boa Esperança, Renascença e Itararé também devem ser reformadas. Outras melhorias estão previstas, como o rebaixamento da Avenida Higino Cunha para passagem inferior e a construção do Centro de Controle de Operações (CCO) para monitorar os trens em tempo real.
Be the first to comment