Obras do VLT são prorrogadas pela 2ª vez no ano e Prefeitura de Santos anuncia novas interdições; confira

G1 – A Prefeitura de Santos confirmou duas novas interdições das obras da 2ª linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Centro de Santos em novembro. Essa é a segunda prorrogação dos serviços, previstos para acabar em julho e depois outubro, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Confira abaixo os pontos dos bloqueios, datas e rotas alternativas.

Cruzamento das avenidas Conselheiro Nébias e Conselheiro Rodrigues Alves: Bloqueio de 1 a 3 de novembro. A rota alternativa é a Rua Luiz Gama, seguindo pela Rua Silva Jardim.

Rua Frei Gaspar: Interdição entre as ruas General Câmara e João Pessoa de 28 de outubro a 4 de novembro. Como rota alternativa o motorista tem como opção a Praça Rui Barbosa;

As obras da 2ª linha foram iniciadas em setembro de 2020, sob responsabilidade da EMTU e execução da Alya Construtora. Em janeiro deste ano, a EMTU anunciou que a entrega estava prevista para julho, mesmo com cerca de 45,7% dos serviços pendentes, o que não foi cumprido.

Há aproximadamente três semanas, a EMTU informou ao g1 que as obras civis seriam concluídas em outubro. No entanto, conforme publicado no Diário Oficial de Santos, os trechos da Rua Frei Gaspar e do cruzamento das avenidas Conselheiro Nébias e Rodrigues Alves estarão interditados ainda em novembro.

Os trabalhos, segundo a Prefeitura de Santos, são para interligar os trilhos do bonde turístico da Rua General Câmara com os da Praça Rui Barbosa, que faz parte do projeto do VLT.

g1 entrou em contato com a EMTU em busca de um posicionamento sobre a entrega das obras, o que deveria ocorrer em outubro, mas não teve um retorno até a última atualização da reportagem.

Testes em andamento

As obras acontecem simultaneamente aos testes de circulação do VLT que, segundo a EMTU, têm apresentado bons resultados (veja acima).

Ao g1, no último dia 15 de outubro, a EMTU disse que as estações estão em fase final de acabamento, com instalação de vidros, bancos, lixeira, painéis informações e a sinalização de solo para garantir a acessibilidade. Ainda serão instalados os sistemas, portas e painéis eletrônicos.

VLT

A 2ª linha do VLT, em Santos, realizará a ligação entre a Avenida Conselheiro Nébias e a região do Valongo. No município, o modal terá 8 km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia.

A terceira linha do equipamento ainda deverá ser construída em São Vicente, ligando as áreas Insular e Continental do município. A ação será realizada após a reforma da Ponte A Tribuna, que teve início em março, com previsão de entrega em 2 anos.

A terceira linha contará com mais 7,5 km de extensão e quatro estações. O novo trecho deve beneficiar cerca de 150 mil moradores da Área Continental na ligação com Santos.

Ao final das três etapas, o VLT da Baixada Santista contará com 27 km de extensão e 31 estações.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2024/11/01/obras-do-vlt-sao-prorrogadas-pela-2a-vez-no-ano-e-prefeitura-de-santos-anuncia-novas-interdicoes-confira.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*