Metrô CPTM – Passados exatos seis meses da fase preliminar do contrato de concessão da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades, a concessionária TIC Trens já inicia tratativas para assumir a manutenção dos trens da Série 9500.
O site obteve acesso, em primeira mão, às informações sobre a sub-rogação do contrato de manutenção dos 30 trens coreanos que estão sob responsabilidade da coreana Hyundai Rotem.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O dispositivo estava previsto no item 11.3.18 do contrato de concessão. O acordo de manutenção terceirizada entre CPTM e Hyundai também previa esta possibilidade para continuidade dos serviços.
Em linhas gerais, a sub-rogação é o processo que visa a transferência do contrato de manutenção de uma empresa para a outra. Neste caso, a TIC Trens assumirá a responsabilidade de gerir o contrato de manutenção da Série 9500 realizada pela Hyundai Rotem.
Este processo gera, por consequência, a manutenção dos empregos dos funcionários da Rotem por maior período de tempo.
O reaproveitamento dos colaboradores no quadro da concessionária depende de decisões internas da empresa, mas seria uma estratégia importante para se manter a experiência adquirida pelos funcionários.
Seja o primeiro a comentar