Metrô CPTM – A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, recebeu nesta quarta-feira, 27, a última composição da Série 8900.
A entrega dos 36 novos trens é o principal investimento realizado pela empresa. Os composições foram adquiridas da empresa francesa Alstom.
O trem A36 foi recepcionado no Pátio Presidente Altino. Após ser encarrilado a composição foi acoplada mecanicamente e segue para a montagem elétrica.
O processo de comissionamento, ou seja, dos testes, deverá ocorrer ao longo dos próximos meses.
Atraso
Apesar do compromisso de investimento ter sido concluído, o atraso na entrega dos trens é evidente.
Segundo o contrato de concessão, a ViaMobilidade deveria ter recebido todos os trens até dezembro de 2023. Isso representa um atraso de 11 meses, de acordo com o contrato de concessão.
A operação dos trens 36 deveria ocorrer até março de 2024, evidentemente, o prazo também descumprido.
Já a devolução dos trens para a CPTM deveria ter ocorrido até abril de 2024. Segundo apuração do site, o retorno dos trens cedidos deve ocorrer apenas no primeiro semestre de 2025 caso não ocorram imprevistos.
Trens danificados
A concessionária tem pelo menos duas composições avariadas recentemente. Os trens A13 e A30 foram acometidos por um curto circuito. A falha gerou danos às composições que poderão passar por reformas junto à Alstom.
A promessa de conforto aventada no contrato ainda não se concretizou em sua plenitude. Ainda será necessário mais esforços para viabilizar condições melhores aos passageiros.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/ultimo-trem-novo-da-viamobilidade-e-entregue-pela-alstom/
Seja o primeiro a comentar