Infomoney – A Via Mobilidade, controlada da CCR (CCRO3) que administra linhas de trem e metrô na região metropolitana de São Paulo, anunciou nesta quinta-feira que vai avaliar investimento de 480 milhões de reais em uma expansão da linha ferroviária 9 Esmeralda e conexão dela com outra na capital paulista.
O projeto envolve o prolongamento da linha 9 até a estação Água Branca, ou Barra Funda, e a conexão da linha 8 Diamante com a linha 9.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Ambas as linhas são operadas pela Via Mobilidade e para a conexão se viabilizar será necessário a construção de um viaduto ferroviário unindo a estação Ceasa, na linha 9, à estação Imperatriz Leopoldina, na linha 8.
Segundo a companhia, se viabilizado, o projeto permitirá “atender mais passageiros por hora – especialmente em horários de pico – e aumentar o número de trens nas vias, tornando o sistema mais eficiente e confiável, além de promover um melhor aproveitamento da infraestrutura existente, como trilhos, sinalização e estações”.
A Via Mobilidade afirmou ainda que a interligação facilitará também a oferta de serviços exclusivos, como trens expressos para grandes eventos, para mais pessoas, pois o mesmo trem poderá atender usuários das linhas 8 e 9.
A companhia estima que os atuais estudos de viabilidade do empreendimento vão levar 18 meses para ficarem prontos e que após isso, as obras, se levadas adiante, terão prazo de 36 meses para ficarem prontas.
Seja o primeiro a comentar