Metrô CPTM – A CRRC, uma das maiores fabricantes de trens do mundo, está mais próxima de montar uma fábrica de trens no Brasil. A aquisição dos novos 44 trens para o Metrô de São Paulo aqueceu ainda mais os rumores da presença chinesa no Brasil.
A empresa faz parte do Consórcio CRRC Sifang Brasil, vencedor de um acirrado processo licitatório para a aquisição de uma nova série de trens para o Metrô de São Paulo, a Frota R. A aquisição de 44 composições no valor de R$ 3,1 bilhões está em processo de habilitação pelo Metrô.
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Segundo documentos obtidos pelo site nesta sexta-feira, 10, a CRRC Brasil entrou em consórcio com a filial chinesa CRRC Qingdao Sifang Co., Ltd. a mesma que fabricou os oito trens da Série 2500 da CPTM.
O que surpreende nos documentos é a participação societária das empresas. A CRRC Brasil tem participação de 95% do consórcio, enquanto a matriz na China possui apenas 5%.
A título de comparação, o consórcio Temoinsa-Sifang que fabricou os trens da Série 2500, tinha a participação de 3% da Temoinsa e 97% da fabricante chinesa. Percebe-se que o papel da filial no Brasil deverá ser de fundamental importância.
Atribuições
Um dos documentos que estabelece a formação do consórcio estabelece uma série de atividades entre as empresas participantes. Veja abaixo os trabalhos de cada uma:
CRRC Brasil:
- Gerenciamento de projetos
- Administração do contrato
- Projeto de trens
- Aquisição de peças e componentes
- Montagem final e teste de truques
- Montagem, testes gerais e entrega ao Metrô
- Desembaraço alfandegário de peças
- Organizar a entrega e comissionamento no Metrô
- Fornecimento de sobressalentes e ferramentas de teste
- Entrega de manuais
- Treinamento, suporte e serviço pós venda com apoio da Sifang
CRRC Sifang:
- Auxiliar a CRRC Brasil com os projetos de trens
- Fornecer caixa e peças para os trens
- Fornecimento de manuais
- Suporte financeiro para a CRRC Brasil executar o projeto
- Garantia contratual
- Treinar os funcionários da CRRC Brasil e designar pessoal para instalação de montagem local em SÃO PAULO
- Fornecer orientação técnica à CRRC Brasil na fabricação, teste, comissionamento, pós venda e garantia.
Diante das informações apresentadas, pode-se inferir que as peças serão produzidas pela matriz na China enquanto a filial brasileira será responsável por realizar a montagem dos componentes em São Paulo. O projeto, montagem e testes, como visto acima, será realizado no estado.
Mudança de objeto social
O site se aprofundou mais no assunto e buscou mais informações sobre a CRRC Brasil. A empresa foi constituída em abril de 2013 e tinha como objeto social:
Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
Manutenção e reparação de veículos ferroviários
No dia 23 de fevereiro de 2024, dias antes do leilão do Trem Intercidades, a CRRC mudou objeto social incluindo dois novos itens, a fabricação de trens e a fabricação de peças para veículos ferroviários. Veja a nova lista:
- Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
- Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes
- Fabricação de peças e acessórios para veículos ferroviários
- Manutenção e reparação de veículos ferroviários
- Consultoria em publicidade
Conclusão
Apesar de não haver ainda uma manifestação oficial por parte da empresa, os sinais de que a CRRC se estabelecerá em território nacional ficam cada vez mais evidentes.
A empresa tem apresentado projetos mais arrojados do que o das tradicionais concorrentes europeias a preços muito menores, o que tem dado uma vantagem competitiva à fabricante chinesa.
A grande encomenda de trens para o Brasil pode motivar uma presença maior da CRRC em território nacional. Além dos 44 trens para o Metrô de São Paulo, a CRRC deverá atender a demanda de 22 novos trens para a TIC Trens (Intercidades e TIM) e 24 novos trens para o Metrô BH.
Conclusão
Apesar de não haver ainda uma manifestação oficial por parte da empresa, os sinais de que a CRRC se estabelecerá em território nacional ficam cada vez mais evidentes.
A empresa tem apresentado projetos mais arrojados do que o das tradicionais concorrentes europeias a preços muito menores, o que tem dado uma vantagem competitiva à fabricante chinesa.
A grande encomenda de trens para o Brasil pode motivar uma presença maior da CRRC em território nacional. Além dos 44 trens para o Metrô de São Paulo, a CRRC deverá atender a demanda de 22 novos trens para a TIC Trens (Intercidades e TIM) e 24 novos trens para o Metrô BH.
Ao todo, a CRRC tem uma demanda para construção de 566 carros para as ferrovias no Brasil. A expansão do Metrô e a renovação de frota em várias linhas possivelmente demandará ainda mais pressão sobre a indústria que poderá contar com uma concorrente de alto padrão.
O mercado da América Latina poderá ser beneficiado, evitando assim o complexo processo logístico entre dois continentes, barateando e facilitando a fabricação para países vizinhos.
Caso se confirme, a presença da CRRC no Brasil tem potencial de causar grandes mudanças no mercado ferroviário nacional. As empresas que já estão estabelecidas precisarão se reinventar para sobreviver ao avanço dos chineses.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/fabrica-de-trens-da-crrc-no-brasil-esta-mais-perto-de-virar-realidade/
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