Governo de SP inicia processo de concessão da Linha 10-Turquesa

Diário dos Trilhos – O Governo do Estado de São Paulo inicia nesta quinta-feira (30), os procedimentos para a concessão da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), para a iniciativa privada.

De acordo com documento publicado no Diário Oficial, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizará consulta pública para colher sugestões e contribuições da população a respeito deste projeto.

Essas contribuições serão recebidas até o dia 3 de março e devem colaborar na elaboração do futuro leilão que inclui também o projeto da Linha 14-ônix, que ligará o ABC Paulista, passando pela Zona Leste da capital e chegando até Guarulhos.

Linha 14-Ônix

O esboço do traçado da Linha 14-Ônix foi elaborado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), prevê a construção de 28 estações, uma extensão de 31 quilômetros de trilhos, saindo o bairro do Bonsucesso, onde no futuro haverá a integração com a Linha 13-Jade que passa pelo Aeroporto Internacional.

Ao menos 20% da linha deve ser por túneis, quase 25% em superfície, ou seja, nível da rua, e 55% em via elevada, com demanda de 600 mil passageiros por dia quando estiver pronta, formando uma linha perimetral se integrando com outras linhas importantes, como a Linha 3-Vermelha em Corinthians-Itaquera, com a Linha 10-Turquesa em uma nova parada (estação ABC), além da integração com a Linha 13-Jade em Bonsucesso, criando uma ligação mais rápida ao aeroporto.

Fonte: https://diariodostrilhos.com/2025/01/30/governo-de-sp-inicia-processo-de-concessao-da-linha-10-turquesa/#google_vignette

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0