Diário dos Trilhos – O Governo do Estado de São Paulo inicia nesta quinta-feira (30), os procedimentos para a concessão da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), para a iniciativa privada.
De acordo com documento publicado no Diário Oficial, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizará consulta pública para colher sugestões e contribuições da população a respeito deste projeto.
Essas contribuições serão recebidas até o dia 3 de março e devem colaborar na elaboração do futuro leilão que inclui também o projeto da Linha 14-ônix, que ligará o ABC Paulista, passando pela Zona Leste da capital e chegando até Guarulhos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Linha 14-Ônix
O esboço do traçado da Linha 14-Ônix foi elaborado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), prevê a construção de 28 estações, uma extensão de 31 quilômetros de trilhos, saindo o bairro do Bonsucesso, onde no futuro haverá a integração com a Linha 13-Jade que passa pelo Aeroporto Internacional.
Ao menos 20% da linha deve ser por túneis, quase 25% em superfície, ou seja, nível da rua, e 55% em via elevada, com demanda de 600 mil passageiros por dia quando estiver pronta, formando uma linha perimetral se integrando com outras linhas importantes, como a Linha 3-Vermelha em Corinthians-Itaquera, com a Linha 10-Turquesa em uma nova parada (estação ABC), além da integração com a Linha 13-Jade em Bonsucesso, criando uma ligação mais rápida ao aeroporto.
Seja o primeiro a comentar