G1 – O Governo do estado de São Paulo divulgou prazos para implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Sorocaba (SP). A iniciativa faz parte de um megapacote de projetos anunciado pelo Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em maio do ano passado.
Conforme a Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos, a consulta pública que visa permitir que a população opine sobre o projeto, deve ocorrer entre o terceiro e quarto trimestre de 2026.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Depois, será aberto o edital para as empresas que desejam concorrer ao leilão. Conforme as informações da pasta, o contrato entre o governo estadual e a empresa deve ser assinado no final de 2027 ou início de 2028.
Projeto
Segundo divulgado pela secretaria de governo, o VLT Sorocaba terá 25 quilômetros de extensão e 13 estações, ligando o município de leste a oeste em um trajeto de 36 minutos.
Conforme a pasta, futuramente, o VLT deve fazer integração com o Eixo Oeste do Trem Intercidades (TIC). O custo previsto da obra é de R$ 1,5 bilhão. A estimativa do governo é de que a implementação deste meio de transporte beneficie 760 mil pessoas.
Trem Intercidades
Além do VLT, o governo também menciona no projeto a criação do trem intercidades em Sorocaba. O projeto custará R$ 8,5 bilhões. O TIC ligará São Paulo a Sorocaba, com parada em São Roque (SP), por linha férrea. O trajeto deverá ser feito em 60 minutos e terá quatro novas estações.
Conforme a secretaria, o projeto está na fase final de estudos técnicos. A previsão é de que as obras comecem em 2027 e de que o trem já esteja operando na cidade até 2032.
Seja o primeiro a comentar