Metrô CPTM – Os avanços da Linha 17-Ouro podem ser acompanhados não só no Brasil mas também na China. No outro lado do mundo, a fabricante de trens BYD finalizou a etapa de testes de um outro “monotrilho”, mas nesse caso seu primeiro veículo de inspeção e manutenção.
O equipamento é conhecido pela sigla MIV. Assim como nas ferrovias tradicionais, o sistema de monotrilho precisa de veículos especiais focados na manutenção de diversos sistemas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O MIV é um carro de monotrilho dotado de diversos equipamentos. No caso do trem em questão, observa-se alguns elementos importantes como uma ampla cabine, um deck dotado de ferramentas e um braço mecânico.
Na parte inferior também há uma estrutura dedicada para inspeção lateral das vigas onde ficam alocados principalmente o conjunto de 3º e 4º trilhos que energizam as composições.
Geralmente veículos de manutenção são propelidos a diesel, o que exige um tratamento acústico na região da cabine de condução.
Antes de vir ao Brasil o veículo especial passou por diversos testes para aprovação e validação de seu projeto.
Quando estiver na Linha 17-Ouro, o equipamento atuará como ferramenta fundamental na manutenção e qualidade do novo trecho.
Seja o primeiro a comentar