G1 – O Metrô do Recife parou de funcionar parcialmente, na manhã desta terça-feira (14). Um trecho da Linha Centro está fora de operação e toda a Linha Sul ficou fechada até o fim da tarde. De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), as fortes chuvas que caíram durante a madrugada provocaram vários danos no sistema, ocasionando a paralisação.
Na Linha Centro, o ramal Camaragibe foi paralisado por volta das 6h20, possivelmente por causa de um raio na Estação Rodoviária. Com isso, as cinco estações do ramal Camaragibe foram fechadas, restando apenas o ramal Jaboatão.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Entretanto, até mesmo esse trecho chegou a ser paralisado na manhã desta terça, por causa de um alagamento sobre os trilhos no trecho Cavaleiro/Coqueiral. Com o recuo das águas, os trens voltaram a circular por volta das 6h20.
Por volta das 7h20, o problema foi na Linha Sul, que teve o funcionamento interrompido por causa de problemas na rede aérea, que é o sistema de cabos que faz o metrô funcionar. Passageiros desceram de trens e andaram sobre trilhos.
Nos dois casos, segundo a CBTU, equipes técnicas foram acionadas para resolver o problema. A operação da Linha Sul foi reestabelecida às 17h50, após a conclusão dos reparos. O ramal Camaragibe da Linha Centro, no entanto, segue sem previsão de retorno.
Chuvas e alagamentos
No segundo dia de chuvas fortes no Grande Recife, os rios Tejipió e Morno, nas zonas Oeste e Norte da capital pernambucana, transbordaram na manhã desta terça. Imagens enviadas à TV Globo mostram que a água invadiu algumas casas e deixou moradores ilhados (veja vídeo acima).
Em apenas três horas, entre as 4h e as 7h desta terça, o acumulado de chuvas no Recife foi de 71,39 milímetros, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que renovou o aviso meteorológico de chuvas moderadas a fortes para todo o estado.
Seja o primeiro a comentar