Folha de S. Paulo – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou que o transporte público será totalmente gratuito aos domingos e feriados, a partir do dia 1º de março.
Ibaneis ainda acrescentou que essa medida pode ser estendida no futuro para todos os dias da semana, tornando integralmente gratuito o transporte tanto em ônibus como em metrô.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“A partir de 1º de março, ônibus e metrô serão gratuitos aos domingos e feriados. Essa medida vai beneficiar quem mais precisa, impulsionar o comércio, o turismo e garantir mais acesso ao lazer”, escreveu o governador do DF, em sua rede social.
“Vamos trabalhar para que, no futuro, o transporte público do Distrito Federal seja integralmente gratuito para toda a população”, acrescentou.
O governador afirmou que essa gratuidade apenas será possível por causa do que chamou de “organização da economia” do Distrito Federal, que possibilitou a disponibilidade de recursos para a gratuidade do serviço.
Ibaneis ainda acrescentou que o objetivo da medida é beneficiar a população mais carente, estimular o deslocamento para atividades e uso dos equipamentos de lazer de Brasília e demais regiões administrativas e também estimular o turismo na capital federal.
O metrô do Distrito Federal tem duas linhas que ligam as regiões administrativas ao chamado Plano Piloto. A rede conta com um total de 27 estações e 42,38 km de extensão.
Seja o primeiro a comentar