Valor Econômico – O presidente da Vale, Gustavo Pimenta, afirmou que a companhia espera um mercado equilibrado para o minério de ferro em 2025. Em coletiva de imprensa sobre os resultados do quarto trimestre e o ano de 2024, Pimenta destacou que a China continua com demanda “importante” em relação ao produto.
Pimenta destacou que a China segue com uma produção de aço superior às 1 bilhão de toneladas anuais, mas com uma mudança no mix de compras. Antes, o setor imobiliário puxava a demanda, mas, nos últimos anos, esse segmento se enfraqueceu.
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Agora, explicou o executivo, a maior parte da demanda por aço vem da manufatura e da infraestrutura. “O mercado imobiliário [chinês] caiu substancialmente nos últimos anos. Por outro lado, a manufatura e a infraestrutura avançaram. A demanda equilibrou e vemos 2025 na mesma trajetória”, disse Pimenta.
Tarifas do governo Trump
O presidente da Vale também foi questionado sobre o efeito, para a empresa, da política de elevação de tarifas do governo Donald Trump. Pimenta destacou que o país não compra minério de ferro da Vale, porque é autossuficiente no produto.
Ele ponderou que a política de elevação de tarifas, a depender do nível da escalada, pode ter um impacto nos mercados, mesmo que secundário, mas que precisa ser acompanhada.
Preço de equilíbrio em US$ 90 por tonelada
Segundo o CEO da Vale, a companhia vê o nível dos US$ 90 por tonelada como o preço de equilíbrio do minério de ferro a longo prazo.
“Se ficar abaixo dos US$ 90, aproximadamente 150 milhões de toneladas de minério se tornariam não-econômicas. Se ficar de forma sustentada abaixo de US$ 90, mineradores menos eficientes podem sair do mercado”, disse. “Não há espaço para o preço ficar substancialmente abaixo desse nível.”
Segundo Pimenta, o minério de ferro tem ficado acima das expectativas dos analistas: “O mercado mostra resiliência que deixa nossa indústria ser construtiva no médio e longo prazo.”
Questionado sobre as iniciativas de transição energética, Pimenta afirmou que vê o briquete verde competitivo a nível de custo: “Queremos desenvolver o briquete verde esse ano, temos ouvido retorno positivo dos clientes.”
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