Linha de metrô submersa entre Rio e Niterói será licitada até o fim do ano, diz secretário

Valor Econômico – O secretário estadual de transportes e mobilidade urbana, Washington Reis (MDB), afirmou hoje que o Estado pretende licitar até o fim do ano a linha 3 do metrô, que envolve um trem submerso para ligar a capital fluminense aos municípios de São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana do Rio. O projeto, apresentado no fim dos anos 1960, mas nunca levado adiante, voltou a ser debatido com a possibilidade de Rio e Niterói sediarem os Jogos Pan-Americanos em 2031.

O secretário estadual disse que o governo está em processo de contratação de uma modelagem para a linha intermunicipal e para a expansão da linha 2, com a criação de uma estação na Praça XV, no centro da cidade.

“O Estado está contratando a modelagem tanto da Estácio-Praça XV como a expansão linha 3, mergulhando por debaixo da Baía para Niterói e São Gonçalo. Até o fim do ano vamos estar prontos para licitar”, afirmou durante o evento “Caminhos do Rio – O futuro sobre trilhos”, realizado pelos jornais “O Globo” e “Extra” com patrocínio da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.

Reis estimou em mais de R$ 20 bilhões o custo para construção da linha 3 e projetou em 6 a 7 anos a conclusão das obras. Questionado sobre as condições econômico-financeiras para tocar o projeto, o secretário afirmou que o “dinheiro está no networking político” e aproveitou para criticar o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), do governo federal.

“Essa renegociação de dívidas é a maior covardia do mundo. Com a derrubada aos vetos do Propag, o Rio de Janeiro Janeiro tem capacidade de investimentos. A gente tem vida própria, tem saúde e capacidade financeira desatando essa covardia”, disse.

Segundo o secretário, as obras da estação Praça XV serão iniciadas “em seguida” à licitação, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e custo total estimado em R$ 6 bilhões.

“Até o fim do ano nós vamos licitar [a Praça XV]. A ideia é iniciar [as obras] em seguida, com o BNDES financiando”, afirmou Reis.

Novos trens e críticas à Supervia

O secretário também adiantou que uma comitiva do governo do Estado irá à China em abril para comprar 30 trens novos para operação na capital fluminense e região metropolitana.

Ele ainda afirmou que a saída da Supervia da operação dos trens urbanos é “ponto-chave” para mobilidade sobre trilhos no Estado. O acordo que permite a transição do serviço de trens para um novo operador foi assinado entre a concessionária e o governo do Estado no fim do ano passado.

“Estamos retirando essa maldita Supervia que veio para cá e destruiu o sistema de trens. Se tivesse vontade política e gestão eficiente, teríamos metrô de superfície integrado ao metrô do Rio”, criticou Reis.

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/02/18/linha-de-metro-submersa-entre-rio-e-niteroi-sera-licitada-ate-o-fim-do-ano-diz-secretario.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0