UOL – A Vale fechou a compra de 50 novas locomotivas junto à Wabtec Corporation. Segundo a companhia, as máquinas, da série Evolution, serão destinadas às operações da Estrada de Ferro Vitória/Minas (EFVM) e da Estrada de Ferro de Carajás (EFC). O valor do negócio não foi informado.
Ainda segundo a Vale, as locomotivas serão produzidas na fábrica da Wabtec no Brasil, na cidade de Contagem (MG), e começarão a ser entregues em 2026.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“O plano de renovação e modernização da frota da EFVM e EFC tem como premissa contribuir para o futuro da descarbonização no setor ferroviário”, afirmou, por nota, Carlos Medeiros, vice-presidente de Operações da Vale.
Conforme a mineradora, dessa compra 36 locomotivas EVOBBW da Wabtec serão destinada à EFVM e 14 locomotivas ES58Aci na operação da EFC. Estas maquinas, ressalta a Vale, estão entre as mais modernas do mercado e poderão operar com uma maior mistura de biodiesel, o que reduzirá as emissões de gases da operação.
“A Vale e a Wabtec planejam realizar testes para avaliar a possibilidade de aumentar essa porcentagem de biodiesel no futuro”, diz a companhia.
Seja o primeiro a comentar