Metrô CPTM – Após o leilão do Lote Alto Tietê, o próximo grande projeto que deverá ser apresentado para a iniciativa privada será o Trem Intercidades entre São Paulo e Sorocaba.
O processo de audiência pública do chamado TIC Eixo Oeste deverá ocorrer ainda em abril, onde serão apresentados os principais dados em relação à nova rota ferroviária.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Sabe-se que o projeto envolve uma rota de 100 quilômetros partindo da Estação Água Branca e realizando paradas em cidades como São Roque e Sorocaba. O projeto tem custo estimado em R$ 10 bilhões.
A previsão é de que o projeto seja quase que totalmente greenfield, ou seja, envolveria a construção de uma ferrovia completamente nova, com pouco compartilhamento de trechos com a Linha 8-Diamante.
Os projetos até então disponibilizados mostram pontos de cruzamento/compartilhamento na chegada de São Paulo, Itapevi, São Roque e chegada de Sorocaba. A construção de um novo traçado pode mitigar as vantagens competitivas da Linha 8-Diamante, podendo ser ofertado um serviço expresso de alta velocidade.
O processo de consulta deverá ser seguido de análise das contribuições para que em meados de setembro o edital esteja disponível. O governo prevê que quatro meses sejam suficientes para que os estudos do projeto sejam apresentados e o leilão seja realizado.
A disputa ocorrerá entre o final de 2025 e o início de 2026. Ainda não há prazo concreto para que o serviço regional possa sair do papel.
Seja o primeiro a comentar