Metrô CPTM – A CPTM fechou o ano de 2024 com melhorias em seus indicadores financeiros. A empresa conseguiu aumentos importantes em seu lucro bruto e minimização do prejuízo operacional em 35,6% no período.
O site fez uma análise detalhada dos resultados do período com foco nas receitas e despesas da estatal. Cabe citar que no período a tarifa do transporte público sofreu reajuste significativo da ordem de 13,6% atingindo o valor de R$ 5,00.
Os valores percentuais apresentados serão comparados com os valores referenciados em 2023.
Resultado geral
A CPTM obteve receitas totais de R$ 2,5 bilhões (+14,3%) e custos de serviços da ordem de R$ 2,3 bilhões (+3,3%). O resultado foi um aumento expressivo do lucro bruto que passou de R$ 5,3 milhões para R$ 252 milhões (+4669%).
Cabe citar que a empresa teve aumento expressivo em suas despesas administrativas que chegaram ao patamar de R$ 826 milhões ao ano (+17,4%). O prejuízo do exercício foi estimado em R$ 548,4 milhões, uma redução de 35,6%.
Receitas
As receitas da CPTM tiveram aumentos expressivos devido ao aumento da tarifa cobrada aos passageiros. Foi registrado aumento de 15,4% na receita tarifária, 18,1% na recomposição tarifária e 26,1% nas gratuidades.
Pelo fato da CPTM ser uma empresa financeiramente dependente do estado, a estatal recebeu a título de subvenção o valor de R$ 876 milhões, um aumento de 8,8%.
Custos
Os custos da empresa tiveram, em boa parte dos indicadores, estabilidade com leves aumentos de gastos. A manutenção teve aumento da ordem de 13,5% chegando a 466,3 milhões ao ano.
Os custos mais elevados são com pessoal que tem peso de R$ 902 milhões ao ano. A empresa deve reduções em valores como materiais com custo de 57,1 milhões (-23,4%).
Visão global
A CPTM em 2024 teve aumento de 5,9% nos passageiros tarifados. Estes são aqueles que entram nas estações por qualquer tipo de modalidade (giro de catraca). Ao todo foram 338,3 milhões de entradas.
A receita operacional total que inclui receita tarifária, recomposições e gratuidades somou R$ 1,5 bilhão (+17,7%). Este indicador exclui a receita de subvenção.
O custo total da CPTM como empresa pública teve um pequeno aumento da ordem de 0,65%. Atualmente a estatal teve a estrutura operacional orçada em 3,122 bilhões em 2024.
O valor arrecadado por passageiro foi de em média R$ 4,71 enquanto o custo da operação foi de R$ 6,86 por passageiro (-2,3%).
Para que a empresa atinja o patamar de equilíbrio fiscal seria necessário que o valor cobrado da tarifa fosse de R$ 9,23 centavos. Esta tarifa multiplicada pelo total de entradas faria com que a CPTM tivesse prejuízo nulo.
O déficit da estatal distribuído por passageiro reduziu em 39,1%. O valor distribuído por passageiro é de R$ 1,62 para cada usuário do sistema.
Conclusão
Em termos gerais, as estruturas de custo da CPTM se mantiveram estáveis durante o período. O aumento da tarifa foi decisivo para a minimização do déficit operacional da companhia no período.
A ajuda de custo do estado tem se tornado peça importante para a manutenção dos serviços da estatal que é dependente do tesouro do GESP. Apesar disso, a empresa tem recebido avaliações positivas em pesquisas de opinião recentes.
Cabe a estatal realizar uma racionalização em sua estrutura. Este processo vai desde o enxugamento de custos desnecessários até a otimização de receitas extra tarifárias.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/cptm-reduz-deficit-operacional-em-35-em-2024-apos-aumento-de-tarifas/
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