Metrô CPTM – A Secretaria de Parcerias em Investinentos (SPI) decretou a desapropriação de mais imóveis para implantar a Linha 19-Celeste do Metrô.
Em um dos decretos de utilidade pública, de 20 de março, o governo selecionou uma enorme área de 309 mil metros quadrados no bairro de Vila Medeiros que irá abrigar o pátio de manutenção de Centro de Controle Operacional (CCO).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O mas só foi assinado pelo secretário da pasta na sexta-feira, 28. Os custos para indenizar os proprietários afetados pelo decreto serão bancados pelo Metrô de São Paulo, responsável pela implantação do projeto.
O chamado Pátio Medeiros ficará localizado próximo ao entroncamento entre as Rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, na margem oeste do Córrego Cabuçu de Cima. A área construída terá cerca de 170 mil m².
Como mostramos na semana passada, a área de manutenção comportará 44 trens que operarão nos 17,6 km de vias e atenderão 15 estações entre Guarulhos e o centro de São Paulo.
O acesso ao local se dará pela futura estação Jardim Julieta, também no município de São Paulo.
Obras em três lotes
O segundo decreto, de 15 de março, prevê a desapropriação para vários imóveis nos bairros da Sé, Brás, Belém, Vila Guilherme, Vila Maria e Vila Medeiros.
Somados, os 54 imóveis têm uma área de quase 219 mil metros quadrados.
O Metrô acaba de publicar a licitação de projeto executivo e obras civis da Linha 19-Celeste, que foi dividida em três lotes.
A construção do pátio faz parte do lote 2, que também inclui as estações Jardim Julieta, Santo Eduardo, Guilherme Cotching e Vila Maria.
De Vila Maria partirão dois dos três tatuzões, um deles cargo do vencedor do lote 2. De Jardim Julieta partirá a terceira tuneladora, porém, a cargo do vencedor do lote 1.
A expectativa é que a ordem de serviço para sua construção seja dada em 2026.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/patio-da-linha-19-celeste-tem-terrenos-desapropriados-pelo-governo/
Seja o primeiro a comentar