Mobilidade 360 – O Metrô de São Paulo deu um passo importante para tirar do papel uma das maiores promessas de mobilidade dos últimos anos. A futura Linha 19-Celeste, que vai ligar Guarulhos ao centro da capital paulista, teve três editais de licitação publicados na última terça-feira, 1º de abril de 2025. As obras devem começar ainda este ano, segundo informações do edital, prometendo transformar a realidade do transporte público na Zona Norte da cidade e na Grande São Paulo.
Com 17,6 km de extensão, 15 estações e um pátio de manutenção, a nova linha será totalmente subterrânea e poderá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia, reduzindo o tempo de deslocamento entre Guarulhos e o centro de São Paulo em até uma hora.
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Uma linha que vai conectar Guarulhos ao coração de São Paulo
A Linha 19-Celeste é parte do projeto de expansão da rede metroviária de São Paulo e se destaca por levar o Metrô a uma das maiores cidades do país: Guarulhos. Pela primeira vez, moradores da cidade poderão embarcar diretamente em uma linha de metrô com destino à região central da capital.
O traçado prevê 15 estações ao longo do percurso, sendo 5 delas em Guarulhos e 10 em São Paulo:
Em Guarulhos:
- Bosque Maia
- Guarulhos-Centro
- Vila Augusta
- Dutra (com conexão prevista com a futura Linha 2-Verde)
- Itapegica
Em São Paulo:
- Jardim Julieta
- Vila Sabrina
- Cerejeiras
- Santo Eduardo (Curuça)
- Vila Maria
- Catumbi
- Silva Teles
- Cerealista (Pari) (conexão com as Linhas 10-Turquesa e 11-Coral)
- São Bento (conexão com Linha 1-Azul)
- Anhangabaú (conexão com Linha 3-Vermelha)
Além disso, o projeto contará com um pátio de manutenção e uma frota de 31 trens, que atenderão à demanda diária.
Licitações já estão em andamento
Os três editais publicados no dia 1º de abril marcam o início da fase de execução do projeto. Cada documento convida empresas ou consórcios a participarem da construção de trechos específicos da linha, que incluem obras civis, túneis, estações, sistemas elétricos e outros elementos essenciais para o funcionamento do metrô.
Para organizar melhor a execução, o Metrô dividiu a obra em três grandes lotes:
- Lote 01: do ponto de ventilação VSE-01 até as proximidades da Estação Jardim Julieta.
- Lote 02: da Estação Jardim Julieta até a Estação Vila Maria, incluindo ambas e o pátio de manobras.
- Lote 03: da Estação Vila Maria até o ponto VSE-18, incluindo outras estações e estruturas técnicas.
Essa divisão permite que diferentes empresas assumam partes específicas do projeto, o que pode acelerar os prazos e facilitar o controle da qualidade.
Consórcios sem limite de empresas
Um dos destaques das licitações é a permissão para que os consórcios participantes sejam formados por quantas empresas quiserem, sem limite máximo. Essa abertura incentiva a formação de parcerias entre grandes construtoras e empresas de médio porte, além de permitir maior diversidade técnica e financeira nas propostas.
Mesmo com essa flexibilidade, as empresas deverão comprovar experiência em obras semelhantes, além de apresentar capacidade técnica e financeira para garantir a qualidade e a segurança dos trabalhos.
Participação internacional pode ser limitada
O Metrô de São Paulo publicou os editais apenas em português, mesmo com o grande porte da obra e o interesse de empresas internacionais. Algumas empresas solicitaram versões em inglês, mas o Metrô respondeu diretamente que o idioma oficial da licitação é o português e que não fornecerá traduções.
Com isso, empresas estrangeiras que desejarem participar deverão buscar parcerias com empresas brasileiras ou contar com tradutores especializados para entender a documentação técnica.
Quando começam as obras?
As propostas devem ser enviadas em breve, e a expectativa é que as obras comecem ainda em 2025. A construção poderá ocorrer de forma simultânea em diferentes trechos, conforme o avanço de cada lote.
Se o cronograma for seguido corretamente, os moradores de Guarulhos e da Zona Norte poderão, nos próximos anos, contar com uma nova e moderna opção de transporte público, com tempo de viagem menor, mais conforto e mais integração com outras linhas do Metrô.
O futuro da mobilidade na Grande São Paulo
A Linha 19-Celeste é um projeto ambicioso que promete melhorar a vida de centenas de milhares de pessoas todos os dias. Além de criar um elo direto entre Guarulhos e o centro de São Paulo, a nova linha pode ajudar a diminuir o uso de carros, reduzir o trânsito e tornar a cidade mais conectada.
A população da Zona Norte e de Guarulhos acompanha com expectativa os próximos passos do projeto, que pode representar uma verdadeira revolução no transporte público da região.
Fonte: https://mobilidade360.com.br/2025/04/04/linha-19-celeste-metro-sp-15-estacoes/
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