G1 – O Governo de São Paulo realizará três audiências públicas para debater o projeto de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que prevê a conexão ferroviária entre Sorocaba e a capital paulista. O investimento estimado do projeto é de aproximadamente R$ 12 bilhões.
Serão três audiências presenciais, que também serão transmitidas no canal oficial do Governo de São Paulo no Youtube. Para assistir às sessões não é necessário a inscrição prévia. Porém, os interessados em apresentar propostas ou argumentos durante a audiência devem se preencher o formulário disponível no site da SPI ou presencialmente, no momento indicado durante a audiência.
Além da participação nas audiências, a população pode contribuir com sugestões por meio da consulta pública, aberta no dia 30 de abril e disponível até o dia 2 de junho. A participação é aberta a pessoas físicas e jurídicas que desejam colaborar com o aprimoramento do projeto.
Confira abaixo as datas e locais das audiências públicas:
Sorocaba
- Data: 26 de maio (segunda-feira);
- Horário: 11h;
- Local: Câmara dos Vereadores (Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2945 – Além Ponte).
São Roque
- Data: 28 de maio (quarta-feira);
- Horário: 11h
- Local: Câmara dos Vereadores (São Paulo, 355 – Centro)
São Paulo
- Data: 29 de maio (quinta-feira)
- Horário: 11h;
- Local: Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (Av. do Estado, nº 777, 5º andar – Bom Retiro).
Conforme a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), após a conclusão das audiências públicas, será aberto o edital para seleção e contratação da concessão patrocinada. Podem participar empresas nacionais ou internacionais. O contrato de concessão será de 30 anos.
TCI Eixo Oeste
Segundo a secretaria estadual, o projeto do Trem Intercidades Eixo Oeste prevê dois tipos de serviços: o Expresso e o Parador, ampliando as opções de mobilidade para a população. Com tempo estimado de viagem de aproximadamente uma hora, o novo serviço será uma alternativa mais rápida e confortável ao transporte rodoviário. A expectativa é que o TIC Oeste atenda cerca de 50 mil passageiros por dia.
A proposta é realizar uma parceria público-privada (PPP) com base nas diretrizes de traçado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os estudos estão sendo realizados pela International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial.
A proposta inclui a modernização e construção de estações, aquisição de nova frota e integração com as linhas de trens metropolitanos, metrô e o Trem Intercidades Eixo Norte.
Seja o primeiro a comentar