Metrô CPTM – Morreu nesta terça-feira, 27, em São Paulo, o engenheiro Plínio Assmann, um dos responsáveis pela pioneira Linha Norte-Sul do Metrô paulista.
Nasceu em 30 de outubro de 1933 na cidade de Piratuba, Santa Catarina, Assmann mudou-se para São Paulo aos 7 anos de idade.
Após estudar em escola pública e cursar o ensino médio no Mackenzie foi aprovado no curso de engenharia elétrica na Escola Politécnica da USP.
Plínio participou de vários grandes projetos no Brasil, mas foi à frente do Metrô de São Paulo que teve seu grande momento.
Foi o terceiro presidente da companhia, entre 1971 e 1977, e deu início à construção das linhas Norte-Sul e Leste-Oeste, da qual inaugurou o primeiro trecho no final dos anos 70.
Mais tarde assumiu cargos como a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo no governo de Mário Covas (PSDB).
Em depoimento anos atrás, Assmann reconheceu que o projeto do metrô paulista, o primeiro do país, passou por um momento decisivo quando a companhia foi transferida para o estado.
“O momento mais crítico desta trajetória foi a decisão de transferir a Companhia do Metropolitano de São Paulo (CMSP) para o âmbito do Governo do Estado de São Paulo. Não sendo mais subordinada à Prefeitura Municipal de São Paulo, o Metrô ficou restrito a sua própria operação e perdeu boa capacidade de integração o que agora precisa ser resolvido”, disse na época.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/um-dos-pioneiros-do-metro-de-sp-plinio-assmann-falece-aos-91-anos/
Seja o primeiro a comentar