G1 – Atrasada há mais de três anos, a obra de ampliação da estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás, foi considerada entregue pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), mas ainda não foi completamente finalizada pela concessionária ViaMobilidade.
A obra tem o objetivo de desafogar o grande fluxo de passageiros que faz a transição para a Linha 9-Esmeralda, que é uma das mais sobrecarregadas da capital devido ao alto volume de usuários diários.
A revitalização teve um custo de R$ 148 milhões, e a terceira data final de entrega estava programada para esta quinta-feira (15). Desde sábado (10) a agência ligada ao governo de São Paulo afirma que a obra ficou pronta e está em operação assistida pela concessionária desde terça (13).
Porém, em visita feita ao local na quarta (14), o g1 e a TV Globo registraram operários trabalhando, tapumes e muitos ajustes ainda sendo feitos.
Apesar de já ter entrado em operação assistida, apenas a parte da passarela do sentido Chácara Kabin foi entregue e está aberta para os usuários no horário de rush da manhã, das 6h30 às 9h. No sentido contrário, em direção ao Capão Redondo, nenhum usuário conseguiu acessá-la, segundo apuração do g1 e da TV Globo.
A TV Globo registrou tapumes bloqueando a área e trabalhadores em andaimes fazendo reparos na passarela que será usada pelos passageiros nesse sentido.
Também foram registrados trabalhadores instalando pisos e o elevador para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e escadas rolantes paralisadas nos dois sentidos da linha.
Em conversa informal com a reportagem, um operário declarou que os reparos “ainda vão durar uns dois meses”, até que tudo seja completamente finalizado.
A entrega da estação completamente finalizada até o dia 15 de maio fazia parte da repactuação do contrato entre a Viamobilidade e o governo de São Paulo, que evitou que a empresa fosse multada em R$ 48,9 milhões pela Artesp, em razão do atraso da obra.
O que diz a Artesp
O g1 questionou a Artesp se a obra é considerada entregue apesar dos reparos visíveis, principalmente no sentido Capão Redondo. A resposta da agência foi a de que “a liberação ocorreu após inspeções técnicas realizadas pela agência reguladora, que não identificaram impedimentos para o funcionamento da estrutura”.
Confira a íntegra da nota:
“A respeito da Deliberação da ARTESP em relação ao desequilíbrio provisoriamente apurado, a mudança de valores e prazos estão relacionados ao processo administrativo devido ao descumprimento do cronograma originalmente estabelecido com a concessionária, que era setembro de 2024. Nesse mesmo ano, um novo prazo pactuado com a empresa para entrega da infraestrutura da estação Santo Amaro é maio deste ano.
A nova passarela de integração da Estação Santo Amaro está em operação assistida desde o dia 10 de maio. A partir do dia 13, o horário de funcionamento foi ampliado: além dos fins de semana, ela passou a operar também nos dias úteis, das 6h30 às 9h. A liberação ocorreu após inspeções técnicas realizadas pela agência reguladora, que não identificaram impedimentos para o funcionamento da estrutura. A fase de operação assistida permite a realização de eventuais ajustes em componentes civis e sistemas operacionais antes do início da operação comercial plena.
As escadas rolantes, elevadores e demais equipamentos já passaram por testes e foram aprovados pela agência. A liberação para uso da população será feita em breve. Mais informações sobre os processos administrativo podem ser solicitadas pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)”.
A agência que tem como função a fiscalização das concessionárias de transporte do estado de SP não esclareceu os motivos do fechamento de toda a parte da obra no sentido Capão Redondo.
O que diz a ViaMobilidade
Em nota, a ViaMobilidade informou que o horário da passarela foi ampliado na terça (13) para o período entre 16h30 e 19h e que a transferência entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda estará liberada pela manhã no sentido Chácara Klabin e, à tarde, no sentido Capão Redondo. A informação da ampliação foi passada para a redação apenas por volta das 23h desta quarta (14).
Nos releases enviados anteriormente a redação, a informação era de que a transferência só funcionaria de um lado, das 06h30 às 09h.
Confira a íntegra do comunicado:
“A ViaMobilidade informa que a partir desta terça-feira (13), além do horário das 6h30 às 9h, também abre ao público das 16h30 às 19h a nova passarela de transferência entre as linhas 5-Lilás e Linha 9-Esmeralda. Pela manhã, a liberação acontece no sentido Chácara Klabin. No período da tarde, é realizada no sentido Capão Redondo.
O corredor, que está em operação assistida, beneficiará, em média, 80 mil clientes que fazem essa integração diariamente, ao possibilitar um deslocamento mais confortável e ágil.
No próximo fim de semana (dias 17 e 18), o trecho funcionará das 4h40 às 0h, acompanhando o horário de operação comercial da Linha 5-Lilás.
Nesse período as escadas rolantes ficarão desligadas pois estão em fase de ajustes finais.
A operação assistida é parte dos ajustes finais para a entrega da reforma da Estação Santo Amaro, que deve ocorrer ainda neste mês.”
‘Desconto de R$ 9 milhões’
Em setembro do ano passado, as duas partes entraram em acordo para que uma terceira data de entrega fosse estabelecida para a finalização da obra, que foi prejudicada em agosto de 2021 por uma queda da estrutura da passarela metálica dentro do Rio Pinheiros.
Com isso, o período de cálculo da multa de atraso foi reduzido pela Artesp, e a punição aplicada passou de R$ 48,9 milhões para R$ 39,9 milhões, definida na última sexta-feira (9) pela diretoria da agência, conforme noticiado pelo g1.
Esse abatimento de R$ 9 milhões na infração tinha como contrapartida a entrega no novo prazo estabelecido pela terceira vez.
Por meio de nota, a Artesp disse que “a mudança de valores e prazos justamente relacionados ao processo administrativo devido ao descumprimento do cronograma originalmente estabelecido com a concessionária, que era setembro de 2024”.
“Nesse mesmo ano, um novo prazo pactuado com a empresa para entrega da infraestrutura da estação Santo Amaro é maio deste ano”, explicou.
Ampliação da estação Santo Amaro – Linha 5/Lilás (passo a passo dos atrasos)
- Custo total: R$ 148.042.543,72
- 1ª promessa de entrega: janeiro de 2022 (acidente em agosto de 2021 paralisa a obra)
- Agosto de 2021: acidente derruba estrutura da passarela no Rio Pinheiros
- 2ª promessa de entrega: agosto de 2024
- Setembro/2024: Repactuação
- 3ª promessa de entrega: 15 de maio de 2025
- Dezembro/2024: Artesp anuncia multa provisória de R$ 48.968.828,12
- 9 de maio/2025: Artesp reduz multa para R$ 39.954.833,33, em razão da repactuação (abatimento de R$ 9 milhões)
- 10 de maio de 2025: Artesp diz que obra está pronta e entregue
- 13 de maio de 2025: Operação assistida é anunciada apenas no sentido Chácara Klabin, das 6h30 às 9h
- 14 de maio de 2025: Obras no local e sentido Capão Redondo fechado
- 15 de maio de 2025: Data para finalização das obras, segundo a Artesp
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