Conheça os seis projetos de trens intercidades em estudo pelo governo federal

Mobilidade Estadão – O Ministério dos Transportes tem seis projetos de trens intercidades em fase de estudos de viabilidade, contratados pela Infra S.A. no ano passado. Inspirados no projeto do TIC Campinas, as linhas de transporte sobre trilhos interligariam cidades e regiões metropolitanas de todas as regiões do País. Não há estimativa do montante de investimentos necessários para que os projetos saiam do papel.

Estão sendo considerados os projetos de trens entre Brasília–Luziânia (GO), Salvador–Feira de Santana (BA), Maringá–Londrina (PR), Pelotas–Rio Grande (RS), Fortaleza–Sobral (CE) e São Luís–Timbiras (MA).

De acordo com o ministério, a premissa dos estudos é aproveitar ao máximo a malha ferroviária ainda existente entre estas cidades. Em todas elas já existiram transportes de passageiros, desativados para manutenção apenas das cargas. Mas, se necessário, serão feitos ajustes de traçado quando necessário, a fim de garantir melhor operação e integração dos trens com os centros urbanos.

Confira todos os projetos e o que se sabe sobre cada um deles

1 – Salvador–Feira de Santana (BA)

O Ministério dos Transportes afirmou, em nota, que o trem intercidades entre as duas maiores regiões metropolitanas do Estado da Bahia é o mais avançado e está, assim, em fase final de elaboração dos estudos.

Eles iniciaram sob encomenda do governo da Bahia à CCR Metrô Bahia, ligada ao grupo Motiva, que é concessionária do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). Este estudo, porém, foi descontinuado recentemente e mantido somente àquele sob alçada do governo federal.

Eles prevêem o aproveitamento da infraestrutura existente entre Simões Filho e Santo Amaro, passando pelo município de Candeias. Os pontos de partida e chegada nas cidades de Salvador e Feira de Santana, porém, ainda estão em análise, considerando aspectos técnicos, operacionais e urbanísticos.

Atualmente, o trajeto de 100 km entre as duas cidades leva uma hora e 51 minutos pelo transporte rodoviário. A passagem custa R$ 59,34.

Além do manifestação de interesse da CCR Metrô Bahia em construir e operar o novo ramal, uma nova empresa, a TIC Bahia Ltda., requeriu ourtoga de autorização ferroviária para o trecho junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sinalizando, portanto, que há diferentes empresas dispostas a participar do certame.

2 – Brasília (DF)–Luziânia (GO)

O ministério afirma que os estudos do trem Brasília-Luziânia também estão em fase avançada. As tratativas para viabilizá-lo começaram em janeiro deste ano, em reunião com autoridades do Distrito Federal. Porém, não foram divulgados detalhes sobre o projeto até o momento.

O trajeto entre as duas cidades, de 58 km, leva uma hora e 35 minutos de ônibus, com custo da passagem de R$ 5, pela BR-040. Apesar de pertencer ao Estado de Goiás, Luziânia pertence à região metropolitana de Brasília.

3 – Maringá–Londrina (PR)

O ‘Trem Pé Vermelho’, projeto entre as cidades de Maringá e Londrina, no Paraná, está em fase inicial de estudos de viabilidade. O trecho completo passaria pelas cidades de Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Jandaia do Sul, Mandaguari, Manalva, Maringá e Paiçandu.

O trajeto de 100 km entre as cidades tem cobertura do transporte rodoviário. A viagem tem duração de uma hora e 30 minutos, com preço da passagem de R$ 51,96.

4 – Pelotas–Rio Grande (RS)

O trem ligando as cidades de Pelotas e Rio Grande, duas das maiores cidades do sul do Estado do Rio Grande do Sul, está com estudos contratados desde meados do ano passado. A distância entre as duas cidades banhadas pela Lagoa dos Patos é de 60,3 km.

Atualmente o trajeto leva uma hora e 25 minutos de ônibus e as passagens custam a partir de R$ 23,35.

5 – Fortaleza–Sobral (CE)

O projeto de transporte sobre trilhos entre Fortaleza e Sobral (CE) é o segundo trajeto mais longo entre os projetos de trem intercidades em estudo pela União. Ele deve ter em torno de 234,6 km de extensão. De ônibus, são cinco horas de viagem, atualmente, com preços a partir de R$ 57,70.

6 – São Luís–Timbiras (MA)

O governo federal estuda também retomar o transporte passageiros entre a capital do Maranhão, São Luís, e Timbiras, no interior do Estado – meio caminho de Teresina, capital do Piauí. São 283 km de distância, o que faz, portanto, este o projeto de trajeto mais longo entre os encomendados pela Infra S.A.

De ônibus, a viagem dura seis horas e 15 minutos, e custa, pelo menos, R$ 98. As duas cidades já se interligaram pela Estrada de Ferro São Luis-Teresina, inaugurada em 1920. Em 1991, porém, ela deixou de transportar passageiros, mantida apenas para cargas.

Fonte: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/conheca-os-seis-projetos-de-trens-intercidades-em-estudo-pelo-governo-federal/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0