Governo confirma planos de levar Linha 9 até Barueri e Água Branca

Metrô CPTM – A assinatura do primeiro aditivo contratual da concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda entre a ViaMobilidade e o governo do estado marca o início de um projeto que deverá estabelecer novos padrões de qualidade e eficiência nos dois ramais de trens metropolitanos.

O documento assinado foi assinado na terça-feira, 27, entre representantes da concessionária e a Artesp, agência que assumiu a responsabilidade por fiscalizar os contratos de concessão.

O principal escopo incluído no aditivo é a implantação do sistema de sinalização ETCS de nível 2, uma tecnologia de arquitetura aberta que permitirá que as duas linhas possam operar integradas não só entre elas mas futuramente com outros serviços como o TIC Sorocaba ou a Linha 7-Rubi, por exemplo.

O ETCS é a aposta da gestão Tarcísio de Freitas para mudar o panorama da malha ferroviária de transporte de passageiros. Ao contrário do CBTC, uma tecnologia proprietária, o sistema será compartilhado por todas as linhas de trens metropolitanos e regionais, criando mais possibilidades de trajetos e operação integrada.

Nas linhas 8 e 9, ele substituirá a tecnologia ATC, que foi implantada há quatro décadas e é bastante limitada, impedindo o aumento da frequência dos trens e mesmo o nível de automação.

Trajetos variados

Mesmo dentro da concessão, o ETCS tornará possível levar a Linha 9 até Barueri e Água Branca, metas confirmadas pelo governo no aditivo.

Para isso, no entanto, será preciso estudar a construção de um viaduto ferroviário no sentido CEASA-Imperatriz Leopoldina, que disponibilizará uma segunda via à já existente atual e usada apenas para traslados e veículos de serviço.

O aditivo prevê esses estudos a serem realizados pela ViaMobilidade. Ela terá a meta de desenvolver os projetos básico e executivo além dos estudos operacionais, de sistema de energia e demanda.

Na prática será possível estabelecer serviços diversos com as linhas 8 e 9 operando alternadamente para destinos variados.

A mudança no contrato de concessão introduz ainda investimentos contingentes que não poderão ultrapassar 10% do investimento previsto, de R$ 1,1 bilhão.

Segundo o governo, eles incluem o viaduto ferroviário, intervenções na estação Nova Lapa (que será construída pela TIC Trens), na nova interligação entre as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante e na futura configuração de vias da Estação Água Branca, outra obra a cargo da concessionária do Trem Intercidades Eixo Norte.

O prazo para que a ViaMobilidade conclua os novos projetos, no entanto, ainda não foi tornado público.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/governo-confirma-planos-de-levar-linha-9-ate-barueri-e-agua-branca/

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